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Yamaha MT-07 – Teste

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
31 Agosto, 2023
em Notícias, Testes
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Polivalência global

Polivalente, fácil, fiável, atrativa, prática, económica, equilibrada, a Yamaha MT-07 é um dos modelos mais populares do mercado e uma das naked mais vendidas no nosso país em 2022. Depois de oito temporadas à venda e da atualização de 2021, mantém intactos os seus encantos, mas melhorou no tato e diversão.

Por: Jesse Mach
Fotos: Israel Gardyn

Apresentada ao mercado em 2014, a Yamaha MT-07 foi um êxito imediato, a partir do momento em que começou a chegar aos concessionários, motivado pela combinação das prestações, preço e design. Representa o terceiro escalão da família naked desportiva da família Yamaha Master of Torque, acima da MT-125 e MT-03 e abaixo das MT-10 e MT-09. No total, são cinco modelos bem diferentes entre si, concebidas para lutar num competitivo mercado, em crescendo e com grande pujança, já que nos últimos anos as naked têm ganhado protagonismo face a outros segmentos. Em quase uma década, a MT-07 apenas necessitou evoluir para se manter no topo das tabelas de vendas. Em 2018 chegou o primeiro “restyling”, com melhorias a nível estético, ergonómico e na ciclística e em 2021 sofreu a segunda atualização, aproveitando a chegada da norma Euro 5. O design foi redesenhado, mais concretamente a ótica frontal, que muitas opiniões tem dividido.
De acordo com os dados estatísticos, a Yamaha MT-07 é uma das motos mais vendidas na Europa e no mercado nacional. Alguns dados revelados pela Yamaha Europa ajudam-nos a perceber melhor a sua importância para o mercado e para a própria marca: quase metade dos compradores são jovens e por isso, muitas são vendidas limitadas a A2 (48 cv). Também continua a ser a naked desportiva mais vendida da marca, algo que deixa bem clara a importância do modelo para o fabricante dos três diapasões. Através da MT-07 a Yamaha partilha da filosofia e posicionamento com outras naked de média cilindrada com versões A2 como a Benelli 752S, Honda CB650R, Kawasaki Z650, QJ MOTOR SRK 700, Suzuki SV 650 ou a Triumph Trident 660.

CROSSPLANE 2

Recordamos que o motor da MT-07 é designado por CrossPlane 2 (CP2), isto é, um bicilíndrico em linha compacto de 689 cc com a particularidade de montar uma cambota ajustada a 270º para nos dar um tato e uma sonoridade semelhante a um V2 (mais caro, complexo e pesado). Na sua última evolução foram melhorados alguns pormenores internos (sobretudo menos fricção), além de uma caixa de velocidades otimizada e um novo sistema de escape. Este bloco, que se estreou na primeira geração do modelo em 2014, também foi aproveitado em quatro outras irmãs de catálogo (XSR700, Tracer 7, Ténéré 700 e R7), uma autêntica “jóia” para a Yamaha. Mas há mais argumentos neste modelo, como as suspensões Kayaba, travões de disco dianteiros de 298 mm e pinças monobloco Advics de excelente tacto. O amortecedor traseiro (com 9 posições de pré-carga), não deu sinais de fadiga em nenhum momento durante este teste. Está instalado horizontalmente, não tem bielas e está acoplado diretamente ao motor para conseguir maior rigidez. O quadro usa tubos de aço (sub-quadro assimétrico), deixando o assento a 805 mm do solo, algo elevado “a priori”, compensado pelo estreito arco de pernas. O guiador cresceu 3 centímetros de largura para conseguir uma postura 100% natural. De série vem calçada com pneus Michelin Road 5. Ao nível do utilizador é de agradecer a instrumentação digital de fácil leitura e com tanta informação.
A MT-07 é comercializada em três cores: ciano, azul e preto. Também existem diversos acessórios especialmente desenhados para este modelo, para que cada utilizador a possa completar ao seu gosto, como para-brisas, pousa-pés, assentos, top case, etc.

LÓGICA DIVERTIDA

A posição de condução é muito natural e, mesmo o assento que é algo rijo, passado uma semana acaba por se tornar aceitável. O tato geral é quase perfeito, com mudanças de direção rápidas e precisas e a resposta do acelerador é impecável: um grande trabalho da Yamaha.

Veja também Yamaha XMAX 300 Tech Max em vídeo

Em andamento mostra-se uma moto extremamente ágil e quando a velocidade aumenta, não perde a estabilidade, transmitindo um “extra” de confiança que é sempre de salutar. Tudo isto é vital se nos recordarmos que metade das MT-07 vendidas são para utilizadores com pouca experiência. Por exemplo, a sua neutralidade em curva é importante: os pneus montados não são os mais ágeis, mas, se tocas no travão dianteiro em plena inclinação, a moto não tende a levantar-se de forma brusca como acontece noutras motos, algo que pode assustar os utilizadores menos experientes e retirar-lhes confiança.

A Yamaha MT-07 mantém a sua agilidade, mas é estável e mantém a trajetória sem perder a compostura em qualquer situação. Quanto ao motor, é muito divertido poder contar com um tacto tão refinado, acompanhado por uma caixa perfeita (de tacto e escalonamento). De facto, em estradas de curvas de segunda/terceira como aquelas em que fizemos bastantes quilómetros, a moto aceitou uma condução tranquila, com uma mudança acima, mas também quando jogamos ao ataque, jogando bem com os regimes médios. Numa condução rápida também nos surpreendeu pela competência: acelerando em segunda a fundo, a roda dianteira teimava em descolar do chão, mas com tranquilidade (longe de uma MT-10, por exemplo), deixando mudar de direção mesmo no ar, para preparar a curva seguinte. Uma moto perfeita para aprender e ir progredindo, mas também idónea para usar no dia-a-dia e aos fins de semana, ou até para viajar com um para-brisas instalado (num ritmo normal faz um consumo médio de 4 litros). Assim que comeces a rodar com ela, abres o punho do acelerador com uma confiança pouco comum para uma moto que não conheces, notas como se torna leve o trem dianteiro (a distribuição de pesos é quase perfeita) e divertes-te tanto que vais parecer um jovem a “curtir” tanto em estradas de montanha como dentro da cidade. A MT-07 é uma naked muito válida no que a versatilidade e facilidade de condução diz respeito, com desenho atrativo, divertida como poucas, com um consumo dentro do comum e muito eficiente. É leve, com boa centralização de massas (motor pequeno e baixo), até parece que vais de bicicleta. Esta Yamaha é uma moto que não é muito exigente para utilização diária pelo que nunca te irás cansar e vais desfrutar das estradas como nunca o fizeste antes, aproveitando ao máximo todas as potencialidades deste modelo, graças à surpreendente manobrabilidade. Além disso, lembra-te, é uma moto que está disponível numa versão limitada para poder ser conduzida pelos utilizadores com carta A2.

CONCLUSÃO

Já diz o ditado que “em equipa que vence não se mexe”. Este ditado popular adequa-se na perfeição à Yamaha MT-07 que, embora tenha evoluído com o passar do tempo, nunca se transformou em algo mais radical que poderia prejudicar o conceito original. A Yamaha acertou em cheio com a MT-07 desde o seu lançamento e continua a seguir a mesma estratégia que confirma que fizeram uma aposta certeira. Esta nova versão agradou-nos ainda mais que as anteriores e isso quer dizer muito. Como em tantos outros modelos da história da Yamaha, esta é uma moto que te faz crescer enquanto condutor e que mesmo que tenhas já muita experiência, continuas a conseguir divertir-te muito. E continua a subsistir sem ajudas eletrónicas à condução..

A OPINIÃO DO JORNALISTA

São poucas as motos no mercado que dão tanto por tão pouco. A Yamaha MT-07 é uma moto para tudo e para todos, válida para os iniciantes ou para os mais experientes, para a cidade ou para a estrada: pura polivalência em formato naked desportiva.

FICHA TÉCNICA
YAMAHA MT-07

Motor                         Bicilíndrico em linha, 8v,refrig. líq.

Cilindrada                   689 cc

Potência                     73,4 cv às 8.750 rpm

Binário                       67 Nm às 6.500 rpm

Transmissão               Seis velocidades

Vel. Máxima               N.D.

Quadro                       Tubular em aço

Suspensão dianteira Forquilha telescópica convencional, 130 mm de curso

Suspensão traseira     Monoamortecedor,130 mm curso

Travão dianteiro        Dois discos de 298 mm, pinças de 4 pistões

Travão traseiro           Disco de 245 mm, pinça de dois pistões

Pneu dianteiro           120/70 ZR17

Pneu traseiro             180/55 ZR17

Dist. entre eixos         1400 mm

Altura do assento      805 mm

Peso                            184 kg (a cheio)

Depósito                    14 L.

Consumo (anunciado) 4,2l/100 km

Garantia                     3 anos

Importador                 Yamaha Motor Portugal

PVP                             7950 €

Tags: destaquemotosRevista MotossetembroTesteYamaha MT-07

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