A Telpark anunciou que acabou de alcançar a liderança no que diz respeito à rede de mobilidade elétrica em Portugal.
Este crescimento deveu-se à recente abertura de mais 12 postos de carregamento no parque do Marquês de Pombal, disponibilizando agora um total de 24 tomadas nesta infraestrutura e convertendo-se na localização com maior densidade de pontos de carregamento no coração da cidade.
Tendo fornecido mais de 150 MWh em cerca de 10.000 carregamentos nos últimos 12 meses, o Marquês de Pombal tem vindo a posicionar-se como uma estação fundamental no centro de Lisboa.
Dispondo até então de 10 pontos de carregamento AC com uma potência máxima de 22 kW, vê agora a sua oferta significativamente alargada com 12 novos carregadores semirrápidos AC (também até 22 kW) e, pela primeira vez, uma infraestrutura de carregamento rápido em corrente contínua DC, com 4 conectores rápidos até 30 kW DC e 8 conectores ultrarrápidos até 100 kW DC.

Este reforço da oferta surge no seguimento da operação de expansão do serviço iniciada pela empresa em 2024, que visou acelerar a transformação dos seus parques de estacionamento em hubs de mobilidade.
No ano passado, a Telpark viu consolidada a sua posição enquanto operador mais avançado do setor neste território, com um portefólio de mais de 1.100 pontos de carregamento semirrápido e 94 pontos de carregamento rápido já instalados. Em Portugal, são 35 os parques de estacionamento a disponibilizar postos de carregamento elétrico, correspondendo a quase 300 tomadas, 180 das quais localizadas em 25 parques da Grande Lisboa.
A Telpark garante que o parque Marquês de Pombal não é aposta única. Com o rácio de 1 carregador por cada 68 lugares em Off Street (1 por cada 53 em Espanha), Portugal é prioritário, contando com um ambicioso plano para a implantação de carregadores super-rápidos e reforçando o seu compromisso com o sector.
Já nas próximas semanas, está prevista a abertura de novas instalações elétricas nos parques Baixa-Chiado, Campolide e Largo do Rossio, este último localizado em Aveiro, representado um total de +100 kW.