Mecânica
A mecânica da SR1 foi objeto de um profundo desenvolvimento com longos testes dinâmicos nos quais os protótipos rodaram cada um mais de 60.000 km, bem como exames de durabilidade em banco de ensaio dos motores, durante mais de 200 horas ininterruptas para demonstrar uma total robustez, fiabilidade de longa vida útil do produto. Da mesma forma o quadro e o assento, cujas costuras são impermeáveis, foram submetidos a testes de esforço de 150.000 ciclos.
O novo grupo propulsor conta com refrigeração líquida (radiador junto ao lado direito do motor), cabeça com balanceiros dotados de rolamentos para minimizar fricções e transmissão por variador com correia dentada de dupla face, que entrega uma potência máxima (medida em laboratório de homologação) de 8,5 kW (11,56 CV) às 8.500 rpm e um binário de 11 Nm às 6.500 rpm.
Este novo propulsor também se distingue pelo seu inexistente nível de vibrações, níveis de ruído abaixo das diretivas de homologação e um baixíssimo consumo medio registado de 2,2 litros a cada 100 km, o que se traduz numa autonomia de mais de 360 km.