fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto

Redação Por Redação
21 Julho, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O piloto britânico tem como objetivo quebrar o recorde atual de 19 dias, 8 horas e 25 minutos alcançado por Kevin e Julia Sanders em 2002.

Para atingir o seu objetivo, Sam precisará de percorrer quase 1600 quilómetros por dia durante 19 dias, o equivalente à distância do Reino Unido todos os dias.

O derradeiro teste de resistência, o desafio é uma prova de força física e mental, com Sam a enfrentar os elementos, as condições da estrada e terrenos desconhecidos. Ele entrará em mais de 15 países em cinco continentes, começando e terminando a sua viagem em Londres.

Sam

Ao falar sobre o projeto como atleta, campeão, pai e aventureiro, Sam destaca o desejo de criar um legado que vá além das corridas off-road, com o objetivo de inspirar pessoas em todo o mundo a embarcarem em suas próprias aventuras, a ultrapassarem seus limites e a redefinirem o que acreditam ser possível.

O cenário das vitórias anteriores de Sam, o Rali Dakar, é conhecido por ser a corrida mais difícil do mundo. É principalmente off-road, com uma distância total de cerca de 8000 km. Leva entre 10 a 15 dias para ser concluída, com os competidores percorrendo cerca de 480 a 900 km por dia.

Leia também: Pneus Mitas Enduro Trail são de série nas KTM 390 Adventure R e 125 Enduro R

Em comparação, para quebrar o recorde mundial de circunavegação mais rápida, Sam precisará percorrer o dobro da quilometragem diária do Dakar e por um número maior de dias.

Sam acrescentou: «Haverão dias em que estarei lá fora durante 15 ou 16 horas no frio e na chuva, no calor e na humidade, lutando contra o vento, contra a exaustão e contra a fadiga mental. Isto, mais o jet lag e os fusos horários malucos – vai ser brutal.» Sam deverá atravessar 13 fusos horários diferentes durante a sua viagem.

A viagem de Sunderland começa na sua terra natal, Inglaterra, marcando a primeira etapa de uma aventura global de seis etapas. A partir daí, ele atravessará a Europa a caminho da Turquia, depois seguirá para o coração do Médio Oriente, percorrendo cerca de 2000 quilómetros ou 1200 milhas de Jeddah, na Arábia Saudita, até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Sam

Após uma longa viagem, a expedição continua pelo remoto interior da Austrália e pelas paisagens deslumbrantes da Nova Zelândia. A partir daí, ele seguirá para o norte para enfrentar os vastos terrenos dos EUA e do Canadá. O seu caminho leva-o então a Marrocos, a sua porta de entrada para África, antes de regressar à Europa pelo sul de Espanha e, finalmente, fazer a sua corrida final até ao Reino Unido.

O desafio de Sam permanecerá fiel aos parâmetros do recorde estabelecido há vinte anos. De acordo com essas condições, o tempo que ele está a tentar bater exclui travessias oceânicas, durante as quais o relógio oficial é pausado.

A viagem total deverá levar Sunderland cerca de 30 dias, dependendo do ritmo e resistência de Sam, bem como da imprevisibilidade das passagens de fronteira ou do transporte da sua motocicleta para o próximo destino.

A viagem de Sam deve ser contínua e seguir uma única direção ao redor do globo. Ele deve começar e terminar no mesmo local, tocar dois pontos antípodas e percorrer um mínimo de 29 000 quilómetros (18 000 milhas). Tudo isso ele deve fazer na mesma moto – uma Triumph 1200 Rally Explorer.

O recorde que Sam está a tentar bater foi estabelecido pelos britânicos Kevin e Julia Sanders, que detêm o título oficial do Guinness. Sobre o feito, Kevin Sanders disse: «Os recordes são feitos para serem batidos. Fizemos isto há mais de vinte anos – Sam vai enfrentar um conjunto de novos desafios em comparação com aquela altura.»

Tags: destaqueRevista MotosSam Sunderland

RELACIONADOS

Terminou o FIM Enduro Vintage Trophy 2025
Notícias

Terminou o FIM Enduro Vintage Trophy 2025

Com dois dos seus três pilotos de fora, Portugal não escapou à cauda da tabela por países no Enduro...

Por Redação
11 Agosto, 2025
Já abriram as inscrições para a Baja TT Sharish Gin Reguengos-Mourão
Notícias

Já abriram as inscrições para a Baja TT Sharish Gin Reguengos-Mourão

A Baja TT Sharish Gin-Reguengos/Mourão está de regresso às competições e promete ser um dos pontos altos do calendário...

Por Redação
9 Agosto, 2025
CFMOTO reforça campanha “Zero razões para adiar”
Notícias

CFMOTO reforça campanha “Zero razões para adiar”

Na sequência do lançamento da campanha 0% juros “Zero Razões para Adiar”, que trouxe condições únicas de financiamento sem...

Por Redação
8 Agosto, 2025
Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026
Notícias

Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026

Como modelo base da equipa de corridas WorldSSP da Kawasaki, pilotada por Jeremy Alcoba, a Ninja ZX-6R de 636...

Por Redação
5 Agosto, 2025
Próximo Post
Joana Gonçalves assume liderança do Campeonato de Enduro na Hungria

Joana Gonçalves assume liderança do Campeonato de Enduro na Hungria



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt