fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto

Redação Por Redação
21 Julho, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O piloto britânico tem como objetivo quebrar o recorde atual de 19 dias, 8 horas e 25 minutos alcançado por Kevin e Julia Sanders em 2002.

Para atingir o seu objetivo, Sam precisará de percorrer quase 1600 quilómetros por dia durante 19 dias, o equivalente à distância do Reino Unido todos os dias.

O derradeiro teste de resistência, o desafio é uma prova de força física e mental, com Sam a enfrentar os elementos, as condições da estrada e terrenos desconhecidos. Ele entrará em mais de 15 países em cinco continentes, começando e terminando a sua viagem em Londres.

Sam

Ao falar sobre o projeto como atleta, campeão, pai e aventureiro, Sam destaca o desejo de criar um legado que vá além das corridas off-road, com o objetivo de inspirar pessoas em todo o mundo a embarcarem em suas próprias aventuras, a ultrapassarem seus limites e a redefinirem o que acreditam ser possível.

O cenário das vitórias anteriores de Sam, o Rali Dakar, é conhecido por ser a corrida mais difícil do mundo. É principalmente off-road, com uma distância total de cerca de 8000 km. Leva entre 10 a 15 dias para ser concluída, com os competidores percorrendo cerca de 480 a 900 km por dia.

Leia também: Pneus Mitas Enduro Trail são de série nas KTM 390 Adventure R e 125 Enduro R

Em comparação, para quebrar o recorde mundial de circunavegação mais rápida, Sam precisará percorrer o dobro da quilometragem diária do Dakar e por um número maior de dias.

Sam acrescentou: «Haverão dias em que estarei lá fora durante 15 ou 16 horas no frio e na chuva, no calor e na humidade, lutando contra o vento, contra a exaustão e contra a fadiga mental. Isto, mais o jet lag e os fusos horários malucos – vai ser brutal.» Sam deverá atravessar 13 fusos horários diferentes durante a sua viagem.

A viagem de Sunderland começa na sua terra natal, Inglaterra, marcando a primeira etapa de uma aventura global de seis etapas. A partir daí, ele atravessará a Europa a caminho da Turquia, depois seguirá para o coração do Médio Oriente, percorrendo cerca de 2000 quilómetros ou 1200 milhas de Jeddah, na Arábia Saudita, até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Sam

Após uma longa viagem, a expedição continua pelo remoto interior da Austrália e pelas paisagens deslumbrantes da Nova Zelândia. A partir daí, ele seguirá para o norte para enfrentar os vastos terrenos dos EUA e do Canadá. O seu caminho leva-o então a Marrocos, a sua porta de entrada para África, antes de regressar à Europa pelo sul de Espanha e, finalmente, fazer a sua corrida final até ao Reino Unido.

O desafio de Sam permanecerá fiel aos parâmetros do recorde estabelecido há vinte anos. De acordo com essas condições, o tempo que ele está a tentar bater exclui travessias oceânicas, durante as quais o relógio oficial é pausado.

A viagem total deverá levar Sunderland cerca de 30 dias, dependendo do ritmo e resistência de Sam, bem como da imprevisibilidade das passagens de fronteira ou do transporte da sua motocicleta para o próximo destino.

A viagem de Sam deve ser contínua e seguir uma única direção ao redor do globo. Ele deve começar e terminar no mesmo local, tocar dois pontos antípodas e percorrer um mínimo de 29 000 quilómetros (18 000 milhas). Tudo isso ele deve fazer na mesma moto – uma Triumph 1200 Rally Explorer.

O recorde que Sam está a tentar bater foi estabelecido pelos britânicos Kevin e Julia Sanders, que detêm o título oficial do Guinness. Sobre o feito, Kevin Sanders disse: «Os recordes são feitos para serem batidos. Fizemos isto há mais de vinte anos – Sam vai enfrentar um conjunto de novos desafios em comparação com aquela altura.»

Tags: destaqueRevista MotosSam Sunderland

RELACIONADOS

Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção
Notícias

Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção

Teve lugar na passada terça-feira, 15 de julho de 2025, o ato eleitoral que elegeu a Direção da Federação...

Por Redação
19 Julho, 2025
Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada
Notícias

Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada

A Suzuki anuncia Campanha Promocional com oferta especial na compra de qualquer das versões da V-Strom 1050, que permite...

Por Redação
18 Julho, 2025
Novo intercomunicador LS2 da Spectrum
Equipamentos

Novo intercomunicador LS2 da Spectrum

A LS2, líder mundial em segurança e inovação para motociclistas, desenvolveu o novo intercomunicador Spectrum, desenvolvido em conjunto com...

Por Redação
18 Julho, 2025
Quer ser dono da moto de Michael Schumacher?
Notícias

Quer ser dono da moto de Michael Schumacher?

Qualquer coisa tocada pela mão da lenda da F1, Michael Schumacher, valoriza-se instantaneamente. Mas se o objeto é uma...

Por Redação
17 Julho, 2025


ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt