A caravana do competitivo troféu espanhol Copa BMW S1000RR EasyRace deslocou-se ao Autódromo do Estoril para a realização da última ronda da temporada de 2016. A “jogar” em casa, Rui Marto da Zanza Racing Team, aos comandos de uma BMW HP4, tinha o triunfo nesta competição como objetivo principal e garantiu o segundo lugar no Estoril, conquistando a vitória final na categoria Superbike da Copa BMW S1000RR EasyRace.
Depois de um ano difícil em que tiveram de dividir as atenções entre este troféu e a estreia no Campeonato Nacional de Velocidade, Rui Marto, sem se sentir afetado pela lesão na clavícula, abordou os treinos cronometrados com alguma cautela pois as condições do asfalto no Estoril não eram as melhores, e não arriscou em demasia. Ainda assim, nas três sessões de qualificação Superpole, a HP4 nº73 da Zanza Racing Team rodou sempre dentro dos mais rápidos e apenas falhou a “pole position”, uma vez que na curta Superpole 3, à saída da última curva, Rui Marto sofreu um toque de outro piloto que caiu e estragou o que seria a sua volta rápida tendo obtido o segundo lugar na grelha de partida.
Com o 5.º lugar na corrida a ser suficiente para garantir o título na Copa BMW S1000RR EasyRace, Rui Marto arrancou decidido e desde a primeira curva que rodou em segundo, deixando o primeiro classificado marcar o ritmo. Ao longo das 12 voltas ao circuito do Estoril o piloto português controlou os adversários diretos, aqueles que contavam para o título, e após algumas voltas rápidas estabilizou a diferença para os perseguidores em cerca de 10 segundos, até cruzar a linha de meta em segundo lugar aumentando volta a volta a vantagem para o terceiro.
No final da corrida e de uma temporada de muito esforço, Rui Marto não escondeu a felicidade e fez uma análise ao que aconteceu na corrida, na temporada e aproveitou ainda para desvendar um pouco do que será 2017. “Estou satisfeito pelo resultado, pelo culminar do esforço desta temporada, com muitos altos e baixos, o que foi complicado de gerir. Estou muito satisfeito não só por mim, mas também por toda a gente que nos acompanha”, começou por dizer Rui Marto.
“Foi um ano muito cansativo porque estivemos divididos entre a Copa BMW e o Campeonato Nacional de Velocidade. Tivemos de gerir o risco porque tínhamos sempre de pensar na corrida seguinte de cada competição. Até certo ponto foi um ano de objetivos cumpridos. O principal era esta vitória na Copa BMW, mas tínhamos outro objetivo para o CNV que acabou por não se cumprir devido a lesões. Falhei três corridas ao todo, e num campeonato de sete rondas isso faz muita diferença”, concluiu o piloto no final da corrida no circuito do Estoril onde se sagrou campeão da Copa S1000RR EasyRace.