fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Resumo do Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana: 4 a 6 de novembro

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias, Sem Categoria
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Depois da visita ao PETRONAS Grand Prix of Malaysia há 15 dias, eis que a caravana se mudou para Espanha, mais precisamente para o para o Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana, no circuito Ricardo Tormo.

Foi este fim de semana que encerrou a temporada de MotoGP e não faltaram motivos de interesse, mas obviamente a grande questão era saber quem levava o cetro para casa: “El diablo” ou “Pecco” eram os dois possíveis campeões, sendo que apenas um podia ganhar e o piloto da Ducati tinha uma razoável vantagem pontual, mas estava tudo em aberto e o piloto da Yamaha é um osso duro de roer.

Agora vão gozar umas merecidas férias e começar a preparar já a época de 2023 que, como certamente se recordam, vai começar, se não houver alteração, com o GP de Portugal, de 24 a 26 de março.

 

Como correu o fim de semana em Valência?

 

Espanha tem um lugar muito especial no Moto GP e não é à toa que fecha a temporada e, tudo aponta, que o mesmo vai acontecer em 2023. Por outro lado, é o único país que vai ter 3 provas em 2023! Sim, são mesmo 3 as provas previstas!

Quanto ao Circuito Ricardo Tormo, que deve o seu nome a um piloto espanhol de Moto GP, falecido em 1998 com leucemia, é sempre um lugar mágico, mesmo que não seja um circuito do agrado de todos, mas vamos resumir o fim de semana.

Na categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) já era campeão, mas não deixou os seus créditos por mãos alheiras e fechada a temporada com uns incríveis 319. Segue-o o seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que fechou a época com 2257 pontos. O terceiro lugar da categoria acabou por ser do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 246 pontos e que nesta última prova se conseguiu distanciar um pouco mais do japonês Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max) que ficou a 8 pontos, ou seja, 238 pontos.

Nas Moto 2 nova alegria para Espanha! O espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex), com 271,5 pontos é campeão, aproveitando  da melhor forma que o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia não tenha sequer pontuado, tendo terminado a época com os pontos que já tinha antes, ou seja, 242 pontos. O terceiro lugar acabou por ser do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 200 pontos, ele que também não guarda boas recordações deste fim de semana e viu o italiano Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) fechar a temporada com menos de 10 pontos de distância, uma vez que ficou com 191,5.

Finalmente, na categoria rainha, já se sabia que ia ser uma partida “do gato e do rato”! Bagnaia e Quartaro começaram o fim de semana separados por 23 pontos o que é significativo, mas aumentava muito a pressão sobre o francês, sendo que ao italiano bastava controlar a corrida e que um 8º lugar era suficiente, mesmo que o francês ganhasse, o que não iria ser fácil! Aliás, no final, Bagnaia assumiu que foi a sua pior corrida de toda a temporada!

Foram precisos 50 anos para voltar a vencer um italiano… com uma moto italiana! A última vez tinha sido em 1972 com o “eterno” Giacomo Agostini e a sua Mv Agusta!

Claro que nem só da luta titânica entre estes dois pilotos se viveu a categoria rainha, mas o resultado final foi mais ou menos o previsível: Bagnaia e a Ducati são agora campeões, mesmo que tenha ficado em uma asa na sua moto logo no início, o 9.º lugar foi suficiente, até porque Quartaro não foi além da 4ª posição, numa corrida ganha por Alex Rins! Maneira agridoce da Suzuki abandonar o Moto GP!

Nota mais ainda para Binder que levou a KTM ao 2.º lugar nesta prova e para Bastianini que acabou por fechar a temporada em 3º lugar com a sua Ducati, ultrapassando Aleix Espargaro e a Aprilia que tiveram um mau fim de semana.

Miguel Oliveira terminou neste domingo a sua “ligação umbilical” com a KTM. Afinal de contas, foram 7 anos! Apesar de uma qualificação menos boa (saiu da 14ª posição) fez uma recuperação ao seu nível e terminou em 5º lugar.

Termina assim o seu vínculo com a KTM e já na próxima terça-feira vai começar a treinar com a Aprilia e a pensar na próxima temporada, sendo que terminou esta em 10º lugar com 149 pontos!

 

Texto: Pedro Pereira

Fotos: Motogp.com

 

Tags: Circuito Ricardo TormoDucatiMoto GP

RELACIONADOS

Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso
Notícias

Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso

Por qualquer razão, Mercúrio retrógrado ou outra qualquer influência planetária, os Deuses testaram as vontades e a paciência dos...

Por Redação
3 Junho, 2025
Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
Novo capacete EVO-GT Edição N-COM da Shark já está à venda

Novo capacete EVO-GT Edição N-COM da Shark já está à venda



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt