Depois da prova do mundial das SBK na Argentina, o Motul Argentinean Round, ficaram a faltar apenas mais duas rondas na época. A caravana mundialista partiu de armas e bagagens para o circuito de Mandalika na Indonésia.
Ainda antes de abordar mais esta magnífica prova, partilho uma notícia menos boa e que certamente vai deixar triste os amantes da modalidade no nosso país:
Já foi divulgado o calendário da próxima temporada e, infelizmente, apenas vamos ter uma prova em terras lusas! Nesta temporada foi visitado o Estoril e o AIA, mas em 2023 apenas teremos a Prova em Portimão, de 29 de setembro a 1 de outubro!
Mundial de SBK: Pirelli Indonesian Round – Mandalika
Agora que o MotoGP já terminou, a coroa maior foi para Bagnaia e a Ducati, o interesse sobre as SBK cresce ainda mais porque até chegar à Indonésia, ao espetacular circuito de Mandalika, ainda nada está decidido nas SBK propriamente ditas, sendo que está ao rubro a luta entre a Ducati e a Yamaha.
Mais parece uma reedição da luta no Moto GP, mas com outros protagonistas e motos sendo que a dúvida maior é saber se Razgatlioglu e a Yamaha ainda têm argumentos para combater Bautista e a Ducati, sendo que estão 124 pontos em jogo e o diferencial entre ambos é de 82 pontos. Além disso, Rea e a sua Kawasaki estão perigosamente perto do turco que tem apenas duas provas para tentar superar a Ducati e não se deixar ultrapassar pela Kawasaki!
Fora as superbike a prova contou também, como habitualmente, com a categoria World SSP e as SSP300, embora em ambas os vencedores da temporada já fossem conhecidos.
Nas SSP300, o espanhol Alvaro Diaz, em Yamaha é uma fora de série e tem perfeitas condições para sbir de categoria para a próxima temporada. O seu desempenho ao longo da época foi muito relgular e é um campeão perfeitamente justificado.
Nas SSP Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, que vai mesmo subir para as SBK na próxima temporada, continua a mostrar uma competitividade acima da média e fechou Mandalika com de 462 pontos. Bela forma de se despedir das SSP e ainda falta uma prova. O italiano Lorenzo Baldassarri, também em Yamaha com 359 pontos não teve um fim de semana ao seu nível. Em terceiro continua o turco Can Oncu, da Kawasaki, com 248 pontos, mostrando que podem contar com ele na próxima temporada.
Finalmente, nas SBK foi realmente incrível a luta, mas Bautista foi mais forte e deu uma grande alegria à Ducati, apesar da excelente vitória de Razgatlioglu (hatrick) que continua a ter Rea perto.
Num fim de semana em que Razgatlioglu e a sua Yamaha estiveram imparáveis, Bautista foi mais racional e não arriscou mais que o suficiente para levar o cetro para a Ducati!
Naquela que foi a 900 corrida das SBK o turco Yamaha mostrou porque é tão forte, mas não foi suficiente e ainda não tem o 2.º lugar assegurado já que Rea tem menos 37 pontos. Está aqui um dos grandes motivos de interesse para a última prova.
Interessante como em 3 anos distintos… 3 vencedores e marcas! Em 2020 Rea e a Kawasaki, 21 Razgatlioglu e a Yamaha e agora em 2022 Bautista e a Ducati! Como será em 2023?
A última ronda será já no próximo fim de semana, na Austrália, dias 18 a 20 de novembro, no Grand Ridge Brewery Australian Round!
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com