A BMW voltou a fazer do Autódromo do Estoril o epicentro da festa alemã, colocando à disposição dos clientes e fãs das motos germânicas, toda a gama de motos para test ride. Uma festa que continua a crescer de ano para ano, única entres as marcas no nosso país e que para o ano comemora 20 anos desde a sua primeira edição!
POR: Domingos Janeiro
FOTOS: Bruno Ribeiro
Foi no ano de 2005 que a BMW Portugal arriscou as “fichas” todas e apresentou um ambicioso evento: um mega test ride, com os modelos que compunham a gama todos presentes e disponíveis para teste, por parte dos clientes e fãs da marca. Se isto só por si é atrativo suficiente para arrastar uma multidão, junte-se à fórmula um local como o Autódromo do Estoril a servir de “Quartel General” onde, ao longo de três dias, toda a ação está concentrada. Mas não ficamos por aqui, pois, todos aqueles que faziam a inscrição, independentemente de serem ou não clientes BMW e independentemente de estarem ou não compradores de uma BMW, podiam fazer a sua inscrição e testar as suas motos favoritas no contexto certo: a gama desportiva no traçado do Estoril; a gama urbana/touring num prazeroso passeio na zona envolvente do traçado lisboeta ou ainda tomar contato com a família GS num curto, mas desafiante traçado off road dentro do próprio circuito do Estoril. A par de toda esta descrição, que por si só já é idílica, junte-se o facto de este ser um evento e um momento em que famílias inteiras e amigos se justavam para desfrutar em conjunto de um evento único e de um dia memorável, que para muitos amantes das motos, tem servido para fazer o seu batismo no asfalto de um dos traçados mais icónicos do mundo, o Estoril.
Com o passar do tempo, a organização foi testando novos procedimentos, adotando novas estratégias e a fórmula conseguida este ano, parece ter atingido o ponto ideal de maturidade. Parabéns à BMW por continuar a fazer este evento, único no nosso país e um dos eventos com mais carisma no que às duas rodas diz respeito, no calendário dos motociclistas.
Obrigatório em qualquer agenda
Como, por mais que uma vez ouvimos enquanto circulávamos pelas boxes do Estoril nesta edição de 2024 do BMW Ultimate Experience “este é O evento do ano e pelo qual esperamos ansiosos ano, após ano”… palavras de ilustres conhecidos e desconhecidos, mas que demonstra bem a importância do evento. Com uma enorme estrutura que envolve desde o staff da BMW Motorrad Portugal, passando pelos concessionários e outras empresas prestadoras de serviços, é uma enorme “máquina” já muito experiente e perfeitamente oleada que consegue tornar este evento gigantesco (que recebe largas centenas de participantes ao longo dos três dias, este ano, decorreu entre sexta-feira, dia 17 de maio até domingo à tarde, 19 de maio) num dia muito bem passado (e organizado…) aos fãs da marca europeia. Naturalmente que o factor “negócio” está presente e daí também a colaboração imprescindível dos concessionários, que providenciam as motos para test drive, mas que depois acabam por recolher frutos desse investimento, mais que não seja, por uma questão de reconhecimento e reputação, além de que, é uma oportunidade perfeita para envolver os clientes neste exclusivo evento, mas que está ao alcance de todos, que para isso basta estarem atentos ao site da marca, redes sociais e concessionários, para fazerem a sua inscrição, livre de qualquer custo e de acordo com as suas preferências de horário! Mas chega de procedimentos, e descrições aborrecidas, têm mesmo que ir, para entender o que estamos a tentar descrever!
Mais do que test-drives
Como já referimos mais acima, este é um evento que vai muito mais além do que uns simples test drives, é toda uma experiência que nos consegue manter ocupados e entretidos durante um dia inteiro. As motos BMW são as grandes protagonistas e por isso, a BMW Portugal concebeu, para este ano, várias “estações” que permitem testar as valências de cada um dos modelos eleitos pelos participantes, no seu habitat natural. Assim, para os modelos de vocação mais desportivo, o asfalto do circuito do Estoril é o cenário eleito, permitindo a cada participante dar algumas voltas ao traçado, atrás de experientes monitores que além de servirem de guias, ajudam a mostrar as trajectórias ideais, a postura do corpo, rodando uma volta na frente de cada um dos participantes, para que todos tenham a oportunidade para desfrutar da experiência em pleno e sair da experiência com mais e melhores conhecimentos. Já o passeio na estrada, ao redor do traçado do Estoril, serve para testar a gama mais urbana/utilitária/touring, com um “circuito” variado e pensado para num curto espaço de tempo, conseguirmos testar o máximo de potencialidades que o modelo que elegemos tem para os dar. Já na parte do off road, a experiente equipa dos MotoXplorers dá-nos as noções básicas de como conduzir fora de estrada, acompanhando-nos por umas voltas ao pequeno mas técnico percurso off road. Terminada esta “estação” é hora de rumar à “How slow can you go?” onde as elétricas e a G310 GS são as anfitriãs. Segue-se uma nova estação, uma espécie de gincana, o “Parkour Motorrad”, onde comprovamos a agilidade da nova elétrica CE 02. Por fim, este ano tivemos mais três novidades, a “Corrida dos Campeões” (feito onde aos comandos dos exclusivos carros da BMW, os M2); “Ramp Up” (subida e descida íngremes aos comandos dos SUV da marca) e, por fim, o “Wheelie Experience”, um simulador de cavalinhos, aos comandos de uma G 310 R. Além disso, dentro das boxes havia ainda a possibilidade de se fazerem mais experiências com o simulador de velocidade da Moto Trainer ou ainda deixar levar-se por uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual.
Convencidos?
Até 2025!