Infelizmente a etapa de ontem conheceu novo abandono entre os pilotos portugueses. Desta vez o azar bateu à porta de Rui Gonçalves (Sherco Factory Team) que se viu impossibilitado de prosseguir por falha mecânica da sua Sherco. Hoje, na etapa 7 do Rally Dakar 2023, motos e quads, por causa do mau tempo, não correram!
Quando publicámos a notícia de ontem ainda não havia resultados finais, mas já se temia o pior: o abandono de Rui Gonçalves, algo que, infelizmente, se veio a confirmar mais tarde!
Resta-nos o consolo de saber que, pelo menos e ao contrário do que se chegou a temer, a dupla espanhola-lusa, composta por Ricardo Suarez, acompanhado por David Megre (Scuderia Ramilo) ainda continua em prova, depois de terem feito uma prova regular nesta etapa 7 . A nossa comitiva, em todas as classes, começou assim. Veremos como vai terminar!
Resumo da etapa
Deixámos de apresentar as distâncias das etapas por uma razão óbvia: a meteorologia não tem estado nada colaborante (sim, no deserto também chove) e várias etapas já foram encurtadas e os percursos modificados. Hoje a Organização viu-se forçada a tomar uma decisão difícil: a etapa não se realizou para as motos e para os quads! Ou seja, uma paragem forçada para estas duas categorias, dados os riscos causados pelo mau tempo.
Na prática isto significa que nas motos continua a prevalecer a classificação que tínhamos ontem. Como habitual, os resultados são ainda provisórios, nas restantes categorias.
O luso-alemão Sebastian Buhler ((Hero Motorsports Team Rally) ocupa a 26.ª posição e Mário Patrão (Credit Agricola Mario Patrao Motosport), a correr na Categoria Original by Motul onde ocupa a 3.ª posição, é 37.º.
Na categoria dos SSV protótipos (categoria T3) a liderança continuou a ser da dupla belga-francesa Guillaume de Mevius e Francois Cazalet (Grallyteam), segue-se a dupla do norte-americano Austin Jones e do brasileiro Gustavo Gugelmin (Red Bull Off-Road Jr Team Usa by Bfg). No lugar mais baixo do pódio está a dupla norte-americana-alemã Seth Quintero e Dennis Zenz (Red Bull Off-Road Jr Team Usa by Bfg).
Nos nacionais o grande destaque vai para o excelente 3.º lugar na etapa de João Ferreira e Filipe Palmeiro (X-Raid Yamaha Supported Team), que agora ocupam o 39.º na geral. A melhor posição nacional é ocupada pela dupla saudita-lusa, composta por Saleh Alsaif e João Pedro Vitória (Black Horse Team) que estão num interessante 6.º lugar. A dupla luso-argentina Ricardo Porém e Agusto Sanz (X-Raid Yamaha Supported Team) encontra-se no 18.º lugar. Em 32.º está agora a dupla nacional Helder Rodrigues e Gonçalo Reis (South Racing Can-Am).
Relativamente aos SSV modificados (categoria T4), a liderança mudou de mãos e é agora é da dupla lituano-espanhola composta por Rokas Baciuska e Oriol Montijano (Red Bull Can-Am Factory Team). Em 2.ª está agora a dupla polaca Marek Goczal e Maciej Marton (Energylandia Rally Team) e no 3.ª lugar está a equipa polaco-espanhola Eryk Goczal e Oriol Mena (Energylandia Rally Team).
Nos lusos o destaque vai para Cristiano Batista e Fausto Mota (BRP South Racing Can-Am), num sólido 8.º, logo seguidos pela dupla brasileiro-portuguesa Bruno Oliveira e Bianchi Prata (South Racing Can-Am) que são rookies e ocupam agora a 9.ª posição. Mais abaixo, em 26.º, está a dupla moçambo-portuguesa composta por Paulo Oliveira e Miguel Alberty (Can-Am Mozambique 2023). Depois de um dia muito difícil ontem a dupla espanhola-lusa, composta por Ricardo Suarez, acompanhado por David Megre (Scuderia Ramilo) está hoje em 43.º.
Amanhã, na 8.ª etapa, domingo, os pilotos e equipas deixam Al Duwadimi e rumam novamente a Ryadh, a um bivouac que já lhes é conhecido, ma estão previstas alterações por causa do mau tempo. O dia seguinte é de um merecido descanso, desta vez para todos. Depois ainda faltam mais 6 jornadas da prova, que termina dia 14, com a etapa que une Al-Hofuf a Dammam.
Acompanhem-nos neste rali!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e informações: https://www.dakar.com