Depois do Prólogo no último dia do ano já sabia que hoje, na Etapa 1 do Rally Dakar 2023, a extensa etapa de 601 km’s, ia ser já a doer!
Enquanto por esse mundo fora, consoante o fuso horário, milhões de pessoas iam dando as boas-vindas ao Ano Novo, na Arábia Saudita o espetáculo era outro: pilotos, equipas técnicas, jornalistas, organização… todos se preparavam para a Etapa 1 do Rally Dakar 2023, uma etapa exigente, capaz de por à prova a resistência de pilotos e máquinas.
Resumo da etapa
No dia de hoje, uma vez mais, o local de partida e da chegada continuou a ser Sea Camp o que, em termos logísticos e ambientais, é uma mais-valia já que representa menos distância a percorrer pela caravana que acompanha os pilotos.
Se ontem o domínio começou por ser australiano, hoje tudo mudou: o norte-americano Ricky Brabec da Monster Energy Honda é quem agora lidera a tabela de pilotos, sendo secundado pelo argentino Kevin Benavidades (Red Bul Ktm Factory). O top 3 fecha com o vencedor do prólogo, ou seja, Toby Price (Red Bul Ktm Factory).
De entre os pilotos lusos o destaque nas duas rodas continua a ser de J. Rod (Hero Morosports Team Rally) que continua muito forte, fechando o top-10, a 7 minutos e 10 segundos do líder. Sebastian Buhler (Hero Motorsports Team Rally) ocupa agora a 13.ª posição. António Maio detém a 16.ª posição (Franco Sport Yamaha Racing Team). Rui Gonçalves (Sherco Factory Team) é 40.º e, por último na armada portuguesa, Mário Patrão (Mário Patrão Motosport) é 55.º, ou seja, todos os pilotos lusos continuam em prova.
Na categoria dos SSV protótipos (categoria T3) a liderança é dos chilenos Francisco Contardo e Juan Pablo Vinagre (Red Bull Can-Am Factory Team). Na 6.ª posição estão os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro (X-Raid Yamaha Supported Team) e um pouco mais abaixo, logo em 8.º, Helder Rodrigues e Gonçalo Reis (South Racing Can-Am). Em 11.ª posição está Ricardo Porém e o seu navegador, o argentino Agusto Sanz (X-Raid Yamaha Supported Team).
Relativamente aos SSV modificados (categoria T4), onde lidera o Lituano Rokas Baciuska, acompanhado pelo espanhol Oriol Montijano (Red Bull Can-Am Factory) o destaque vai para o brasileiro Bruno Oliveira que tem como navegador Bianchi Prata (South Racing Can-Am) que ocupam a 9.ª posição. O espanhol Ricardo Ramilo Suarez, acompanhado por David Megre (Scuderia Ramilo), fecham o top-20.
Amanhã, na segunda etapa, vai ser um dia longo e difícil: vão sair de Sea Camp até Alula, num total de 588 km!
Continuem a acompanhar-nos!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e informações: https://www.dakar.com