Quarto dia de Rally Dakar 2023 e a Etapa 3 concluída. Um dia que ficou marcado por uma ligação de 221 km e uma especial de 447 km. Uma vez mais, pilotos e máquinas foram submetidos a uma dura realidade, num dia onde as condições meteorológicas foram muito adversas.
Até ontem todos os portugueses continuavam em prova e hoje assim se mantém, no final da Etapa 3 do Rally Dakar 2023, o que mostra bem a sua tenacidade e dedicação à prova de rallys mais dura do mundo, mas o deserto é cheio de ratoeiras, muito traiçoeiro e não costuma perdoar erros.
Curioso também que, no dia de hoje, outro português está em destaque na Arábia Saudita: o ”melhor do mundo”, Cristiano Ronaldo, com um contrato das Arábias, é hoje apresentado no seu novo clube: o Al-Nassr!
Pelo caminho hoje ficou também o norte-americano Ricky Brabec (Honda) que se viu forçado a abandonar após uma queda. De destacar que tinha sido o vencedor na edição da prova de 2020.
Resumo da etapa
No dia de hoje a saída foi de Alula em direção a Ha’Il, com muitos canyons à mistura, sendo que na comunidade lusa o mais importante é saber que todos continuam em prova!
A liderança voltou novamente para um australiano, cabendo agora a Daniel Sanders da Red Bull Gasgas Factory Racing, sendo seguido pelo americano Mason Klein (Bas World Ktm Racing Team) e no lugar mais baixo do pódio temos o argentino Kevin Benavides (Red Bull Ktm Factory Racing).
De entre os pilotos lusos não há agora nenhum no top-10, embora J. Rod tenha terminado a etapa na 9.ª posição. Sebastian Buhler ((Hero Motorsports Team Rally) caiu para 13.º, a 33 minutos e 54 segundos do líder. Joaquim Rodrigues (Hero Motorsports Team Rally) ocupa agora a 16.ª posição. António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team) detém a 19.ª posição. Rui Gonçalves (Sherco Factory Team) subiu para 23.º. Por último, de entre os portugueses, Mário Patrão (Credit Agricola Mário Patrão Motosport), único nacional a correr na Categoria Original by Motul, melhorou de novo a sua posição e é agora 43.º.
Na categoria dos SSV protótipos (categoria T3) e SSV modificados (categoria T4), ainda não foram divulgados os resultados pela organização.
Amanhã, na quarta etapa, adivinha-se mais dia animado e exigente, sobretudo por causa das montanhas de areia: a etapa termina e começa em Ha’Il. Pelo meio vão ser 573 km, dos quais 425 km são de Especial e 148 km de Ligação! Tudo pode acontecer!
Continuamos juntos!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e informações: https://www.dakar.com