fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Sucessora para Yamaha TTR 600

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
27 Setembro, 2024
em Crónicas, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Alguns comentários

O Alexandre procura uma moto, idealmente de perfil mais trail, que lhe permita fazer viagens maiores, talvez até com pendura, com bons níveis de conforto, capacidade de carga, economia e segurança.

A todos estes requisitos a Transalp 750 responde de forma exemplar, sendo a nova geração de uma moto muito icónica dentro da marca, já com um longo historial.

A sua antiga TTRE tinha várias virtudes, mas não era a escolha mais adequada para o perfil de moto que pretende até porque o próprio depósito, apenas 10 litros de capacidade, é manifestamente insuficiente para viagens longas e o conforto escasso.

A Honda NC 750X é uma escolha segura e já foi recomendada várias vezes aqui nestas crónicas. Relativamente ágil, segura, com um motor fiável e uma economia de fazer inveja a motos de cilindrada mais baixa.

Está equipada com um bicilíndrico paralelo com 745 cc, capaz de debitar 59 cv às 6750 rpm e um binário 69 Nm logo às 4750 rpm. Uma moto muito versátil e que com o seu orçamento poderá não chegar para um exemplar 0 km’s, mas para uma moto recente, ainda com garantia de marca e talvez até com alguns extras, como malas, topcase ou um ecrã mais alto.

É importante testar a moto para perceber se a posição de condução é do seu agrado, podendo sempre ser melhorada, por exemplo com uns aumentos de guiador ou um selim mais alto. Também o comportamento do motor não é do contento de toda a gente já que disponibiliza a potência e o binário a rotações muito baixas. Se puder, teste ainda uma versão com a caixa DCT que pode bem ser o que procura.

Apresentamos ainda quatro alternativas, três de um estilo mais trail, mas com grandes concessões à utilização mais asfáltica que pretende.

A primeira sugestão é uma Honda Transalp 700. Saiu do mercado em 2012/2013 e pode facilmente encontrar um exemplar em ótimo estado, com vários extras e poupar bastante dinheiro, ficando a 750 para daqui mais um tempo, se for caso disso. Os valores de potência, cerca de 60 cv às 7750 rpm e de binário, 60 Nm às 5500 rpm, são suficientes para uma utilização divertida e descontraída, sendo que o farol dianteiro não é de todo consensual.

Outra possibilidade é a Suzuki Vstrom 650. Naturalmente que a 800, rival direta da Transalp 750 está para lá do seu orçamento, mas a 650, sobretudo na versão A, mais asfáltica, tem estado em promoção com um preço de 7999€, mais despesas. Ou seja, mesmo que não compre novo, encontra facilmente uma quase nova dentro do valor que pretende.

Está equipada com um ultra fiável bicilíndrico em V com 645 cc, capaz de debitar quase 70 cv às 8800 rpm e um binário de 60 Nm às 6400 rpm. A versão XT, face à versão A, é um pouco mais alta, tem rodas raiadas, mas também um preço superior.

Sugerimos também uma proposta italo-chinesa e que tem sido um sucesso de vendas: a Benelli TRK 702, na versão normal ou mesmo na X, esta já com algumas capacidades off-road e rodas raiadas, mas também um preço superior ao da versão base que custa 7890€, mais despesas.

Vem equipada com um bicilíndrico em linha de 698 cc, capaz de debitar 70 cv às 8000 rpm e um binário de 70 Nm às 6000 rpm. Se ponderar esta possibilidade, verifique se ainda está em vigor a campanha tentadora das três malas incluídas no preço, nem que seja numa moto de serviço.

Por fim, a CFMoto 700 MT, versão “revista e atualizada” da anterior 650. Uma moto com perfil mais touring e menos aventureiro, mas muito fácil de conduzir e com um preço sedutor face ao que oferece: 6790€, mais as habituais despesas.

Está equipada com um bicilíndrico de 693 cc, capaz de debitar cerca de 67 cv às 9000 rpm e um binário máximo de 60 Nm às 7250 rpm. Esta proposta oriental vai ao encontro do que procura, oferecendo bons níveis de conforto para condutor e passageiro e mesmo o seu peso em ordem de marcha, cerca de 220 kg, não difere muito das propostas anteriores.

Notas finais

Como bem sabe, a moto é também um veículo de emoções. Se o seu coração se “apaixonou” pela nova Transalp 750, talvez valha a pena fazer novamente contas ou até procurar outro exemplar um pouco mais acessível. Pode ser dramático ir na sua moto e cada vez que se cruzar com a Transalp olhar e dizer baixinho: era esta que eu devia ter comprado! O arrependimento pode até não matar, mas dói à mesma!

Quanto à Honda NC 750X é uma escolha bastante racional e certamente não o vai dececionar, tal como nenhuma das restantes motos que lhe sugerimos como forma de alargar o seu leque de possíveis escolhas.

Dada a sua estatura é possível que se sinta um pouco “acanhado” em algumas delas, mas é uma questão de hábito e existem formas de melhorar a ergonomia da sua moto e sem gastar fortunas. Já a questão do peso, por comparação com a sua antiga TTR, não há volta a dar. Qualquer uma destas motos tem um peso em ordem de marcha que vai para além dos 200 kg e será sempre uma diferença relevante face à sua antiga moto que pesava menos de 170 kg.

Se desejar, mais tarde, partilhe connosco a que escolheu e porquê.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: aventuraBenelli TRK 702destaqueHonda NC750XHonda Transalp 750Mototurismo

RELACIONADOS

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional
Notícias

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional

Está em vigor a Campanha Triumph Smile Days que vai colocar um sorriso em todos que decidirem encontrar nos...

Por Redação
8 Maio, 2025
Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026
Notícias

Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026

Mas para muitos condutores recém-chegados ao mundo das duas rodas, esta será a sua primeira moto "a sério". Por...

Por Redação
7 Maio, 2025
VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas
Notícias

VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas

Para os verdadeiros apreciadores de motos clássicas, a VITORINOS Seguros disponibiliza soluções de seguro acessíveis, flexíveis e pensadas à...

Por Redação
7 Maio, 2025
Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT
Notícias

Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT

A MITT apresenta a sua primeira naked desportiva — a novíssima NK 125 — que chega equipada com tecnologia...

Por Redação
6 Maio, 2025
Próximo Post
Portugal participa no Supermoto das Nações em França este fim de semana

Portugal participa no Supermoto das Nações em França este fim de semana



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt