Alguns comentários
O Alexandre procura uma moto, idealmente de perfil mais trail, que lhe permita fazer viagens maiores, talvez até com pendura, com bons níveis de conforto, capacidade de carga, economia e segurança.
A todos estes requisitos a Transalp 750 responde de forma exemplar, sendo a nova geração de uma moto muito icónica dentro da marca, já com um longo historial.
A sua antiga TTRE tinha várias virtudes, mas não era a escolha mais adequada para o perfil de moto que pretende até porque o próprio depósito, apenas 10 litros de capacidade, é manifestamente insuficiente para viagens longas e o conforto escasso.
A Honda NC 750X é uma escolha segura e já foi recomendada várias vezes aqui nestas crónicas. Relativamente ágil, segura, com um motor fiável e uma economia de fazer inveja a motos de cilindrada mais baixa.
Está equipada com um bicilíndrico paralelo com 745 cc, capaz de debitar 59 cv às 6750 rpm e um binário 69 Nm logo às 4750 rpm. Uma moto muito versátil e que com o seu orçamento poderá não chegar para um exemplar 0 km’s, mas para uma moto recente, ainda com garantia de marca e talvez até com alguns extras, como malas, topcase ou um ecrã mais alto.
É importante testar a moto para perceber se a posição de condução é do seu agrado, podendo sempre ser melhorada, por exemplo com uns aumentos de guiador ou um selim mais alto. Também o comportamento do motor não é do contento de toda a gente já que disponibiliza a potência e o binário a rotações muito baixas. Se puder, teste ainda uma versão com a caixa DCT que pode bem ser o que procura.
Apresentamos ainda quatro alternativas, três de um estilo mais trail, mas com grandes concessões à utilização mais asfáltica que pretende.
A primeira sugestão é uma Honda Transalp 700. Saiu do mercado em 2012/2013 e pode facilmente encontrar um exemplar em ótimo estado, com vários extras e poupar bastante dinheiro, ficando a 750 para daqui mais um tempo, se for caso disso. Os valores de potência, cerca de 60 cv às 7750 rpm e de binário, 60 Nm às 5500 rpm, são suficientes para uma utilização divertida e descontraída, sendo que o farol dianteiro não é de todo consensual.
Outra possibilidade é a Suzuki Vstrom 650. Naturalmente que a 800, rival direta da Transalp 750 está para lá do seu orçamento, mas a 650, sobretudo na versão A, mais asfáltica, tem estado em promoção com um preço de 7999€, mais despesas. Ou seja, mesmo que não compre novo, encontra facilmente uma quase nova dentro do valor que pretende.
Está equipada com um ultra fiável bicilíndrico em V com 645 cc, capaz de debitar quase 70 cv às 8800 rpm e um binário de 60 Nm às 6400 rpm. A versão XT, face à versão A, é um pouco mais alta, tem rodas raiadas, mas também um preço superior.
Sugerimos também uma proposta italo-chinesa e que tem sido um sucesso de vendas: a Benelli TRK 702, na versão normal ou mesmo na X, esta já com algumas capacidades off-road e rodas raiadas, mas também um preço superior ao da versão base que custa 7890€, mais despesas.
Vem equipada com um bicilíndrico em linha de 698 cc, capaz de debitar 70 cv às 8000 rpm e um binário de 70 Nm às 6000 rpm. Se ponderar esta possibilidade, verifique se ainda está em vigor a campanha tentadora das três malas incluídas no preço, nem que seja numa moto de serviço.
Por fim, a CFMoto 700 MT, versão “revista e atualizada” da anterior 650. Uma moto com perfil mais touring e menos aventureiro, mas muito fácil de conduzir e com um preço sedutor face ao que oferece: 6790€, mais as habituais despesas.
Está equipada com um bicilíndrico de 693 cc, capaz de debitar cerca de 67 cv às 9000 rpm e um binário máximo de 60 Nm às 7250 rpm. Esta proposta oriental vai ao encontro do que procura, oferecendo bons níveis de conforto para condutor e passageiro e mesmo o seu peso em ordem de marcha, cerca de 220 kg, não difere muito das propostas anteriores.
Notas finais
Como bem sabe, a moto é também um veículo de emoções. Se o seu coração se “apaixonou” pela nova Transalp 750, talvez valha a pena fazer novamente contas ou até procurar outro exemplar um pouco mais acessível. Pode ser dramático ir na sua moto e cada vez que se cruzar com a Transalp olhar e dizer baixinho: era esta que eu devia ter comprado! O arrependimento pode até não matar, mas dói à mesma!
Quanto à Honda NC 750X é uma escolha bastante racional e certamente não o vai dececionar, tal como nenhuma das restantes motos que lhe sugerimos como forma de alargar o seu leque de possíveis escolhas.
Dada a sua estatura é possível que se sinta um pouco “acanhado” em algumas delas, mas é uma questão de hábito e existem formas de melhorar a ergonomia da sua moto e sem gastar fortunas. Já a questão do peso, por comparação com a sua antiga TTR, não há volta a dar. Qualquer uma destas motos tem um peso em ordem de marcha que vai para além dos 200 kg e será sempre uma diferença relevante face à sua antiga moto que pesava menos de 170 kg.
Se desejar, mais tarde, partilhe connosco a que escolheu e porquê.