Se na última semana, no que ao preço dos combustíveis diz respeito, as notícias não foram nada animadoras, tudo se encaminha que na semana que aí vem venhamos a assistir a mais um aumento.
Assim, na próxima semana e mesmo que não haja mexidas nos impostos, tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço de ambos os combustíveis vai subir e a situação explosiva no Médio Oriente não traz bons sinais no curto prazo.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,72 euros, considerando uma subida que pode chegar aos três cêntimos.
Quanto ao gasóleo simples, tudo aponta para que o agravamento seja da mesma ordem. Se assim for, significa um preço médio de 1,61 euros por litro.
Por comparação com o período homólogo de 2023, nomeadamente na semana de 16 a 22 de outubro, a gasolina custará menos cerca de quatro cêntimos e o gasóleo estará nove cêntimos abaixo do preço daquela data.
Confirmando-se esta previsão, o fosso no preço médio entre os dois combustíveis mantém-se estável nos onze cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: não culpem o mensageiro!