Na próxima semana, caso se confirmem as previsões, vamos assistir à inversão da tendência verificadas nas semanas anteriores, ou seja, os preços vão subir e bastante.
Assim, tendo presentes as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina e o gasóleo podem sofrer um agravamento nos preços, com reflexo direto nos bolsos de todos nós.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,74 euros, considerando um agravamento que pode chegar aos dois cêntimos. Talvez uma oportunidade para pensar nas motos elétricas, dadas as suas vantagens, nomeadamente nas cilindradas mais baixas.
Quanto ao gasóleo simples, a previsão aponta também para um agravamento superior, de pelo menos três cêntimos e que pode chegar aos quatro. Caso se confirme, isso significa um preço médio de 1,60 euros por litro.
A concretizar-se este cenário, o fosso no preço médio entre os dois combustíveis passa a ser menor, sendo de agora de catorze cêntimos por litro, aproximadamente.
Veja também Preço dos combustíveis: boas notícias, a partir do Dia de Portugal