A semana passada caraterizou-se por uma variação quase insignificante, isto depois de na semana a anterior a redução prevista ter sido praticamente “engolida” pelo agravamento fiscal ao nível da taxa de carbono.
Na semana que aí vem, que marca o início do novo Ano Escolar, tudo aponta para que haja novidades positivas, no que ao preço dos combustíveis diz respeito. Assim, tendo presentes as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) a gasolina e o gasóleo vão baixar de preço. Esta previsão parte do pressuposto que não vão ocorrer alterações a nível fiscal.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,65 euros, considerando uma redução que pode chegar aos quatro cêntimos.
Relativamente ao gasóleo simples, é previsível que haja também uma redução, mas inferior, a rondar um cêntimo ou ligeiramente acima. Se assim for, significa um preço médio de 1,53 euros por litro.
Confirmando-se esta previsão, na próxima semana, o fosso no preço médio entre os dois combustíveis esbate-se e é agora de doze cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: alterações mínimas