Na semana passada tivemos um ligeiro agravamento dos preços do combustível: cerca de um cêntimo na gasolina e até dois cêntimos no gasóleo. A próxima semana, a tendência será de descida.
De acordo com as mais recentes previsões do preço do combustível, no caso da gasolina simples (95 octanas), o preço médio por litro deverá ficar nos 1,66€, já que a redução esperada será de 1 ou 1,5 cêntimos por litro. Relativamente ao gasóleo simples o preço irá conhecer uma descida mais relevante. As previsões apontam para uma descida de até 3 cêntimos, ficando o preço médio por litro nos 1,51€.
Deste modo, inverte-se a tendência de aumento dos preços da semana passada, com nova descida nos diferentes combustíveis. Quanto ao diferencial médio entre a gasolina e o gasóleo passa a ser um pouco maior, na ordem dos 15 cêntimos.
Relembramos também que, depois do dia 5 de março, o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) deverá ser revisto, em virtude da Portaria n.º 38-C/2023, de 3 de fevereiro, deixar de produzir efeitos nessa data. Este diploma define a redução temporária das taxas temporárias a aplicar sobre os produtos petrolíferos e energéticos, sendo que o Governo ainda não anunciou quais vão ser as mexidas.