A novíssima BMW R 12 nineT é uma versão mais direcionada para a condução dinâmica em estrada, sendo a R 12 mais vocacionada para uma condução descontraída, tal como refere Josef Miritsch, responsável pela Air-Cooled Boxer Series da BMW Motorrad.
Com a nova BMW R 12 nineT como uma Classic Roadster e a R 12 como uma Classic Cruiser, estamos a dar continuidade ao que começou em 2013 com a R nineT. Graças, em particular, ao novo conceito de quadro, conseguimos um design ainda mais clássico e purista.
O motor boxer refrigerado a ar/óleo com nova caixa de ar, que tem as suas raízes no lendário boxer desportivo da HP 2 Sport de 2007, garante uma propulsão confiante. Com as suas quatro válvulas dispostas radialmente, é um dos ícones absolutos do motor da BMW.
Veja também Vídeo – Nova BMW R 1300 GS
Principais destaques
Com a R nineT, a BMW Motorrad apresentou mais do que apenas uma roadster de estilo clássico em 2013. Desde o início, combinou o design clássico das motos e a tecnologia moderna com uma elevada qualidade artesanal e diversas opções de personalização. Pouco tempo depois, a R nineT foi enriquecida com atraentes derivados, dando origem a toda uma família de modelos para o mundo BMW Motorrad Heritage.
É por isso que, para a nova BMW R 12 nineT, o princípio orientador durante o desenvolvimento foi “O Espírito da nineT”, com o objetivo de seguir perfeitamente os passos da bem-sucedida R nineT e levar adiante o seu aspeto intemporalidade e altas qualidades de personalização. Enquanto a nova R 12 nineT, enquanto roadster clássica, tem como objetivo causar uma impressão elegante em ambientes urbanos, bem como proporcionar uma condução dinâmica e divertida em estradas rurais sinuosas, a nova BMW R 12 apresenta-se sob o lema “The Spirit of Easy” – encarnando na perfeição uma cruiser clássica para um motociclismo fresco e descontraído.
As novas BMW R 12 nineT e R 12 são roadsters e cruisers clássicas que combinam o caráter autêntico e robusto do motor boxer e a linguagem de design das eras tradicionais das motos com tecnologia inovadora e um conceito modular que oferece ao condutor o máximo de opções de personalização. A redução ao essencial e a atenção aos pormenores foram as principais prioridades no desenvolvimento do design, resultando num forte apelo emocional.
Motor boxer, chassis e instrumentos
Nos últimos 100 anos, o motor boxer de dois cilindros e a utilização de uma transmissão por veio de têm sido sinónimos das motos BMW. Em linha com este legado, os novos modelos BMW R 12 nineT e R 12, apresentados no ano de aniversário dos “100 Anos da BMW Motorrad”, enfatizam ainda mais esta configuração distintiva do grupo propulsor, após a recente revelação da nova BMW R 1300 GS. O motor boxer arrefecido a ar/óleo com uma capacidade de 1.170 cc, já familiar em vários modelos da BMW Motorrad, debita 80 kW (109 cv) a 7.000 rpm na R 12 nineT e 70 kW (95 cv) a 6.500 rpm na R 12.
Como parte do redesenho completo do chassis, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar. Esta está agora totalmente integrada sob o selim. O sistema de escape “Twin Pipe” montado à esquerda, com dois silenciadores traseiros com design de cone invertido, satisfaz tanto o desejo de um roadster desportivo de design clássico como o de um cruiser.
A peça central dos novos modelos BMW R 12 é o quadro espacial em aço de ponte tubular completamente novo. Este quadro difere da anterior série R nineT, que tinha um quadro principal dianteiro e traseiro. Como resultado, o novo quadro elimina a necessidade de fixações anteriores, reduzindo o peso e dando aos novos modelos R 12 uma aparência mais limpa e clássica. O quadro traseiro, também feito de aço tubular, é aparafusado ao quadro principal.
Novos instrumentos redondos clássicos, bem como USB-C e tomada de 12 V como equipamento de série. Ecrã digital disponível como equipamento opcional ex works.
A nova R 12 nineT vem equipada com dois instrumentos redondos analógicos para velocidade e rpms, uma porta USB-C no lado esquerdo e uma tomada de 12 V no lado direito para a rede de bordo. Os instrumentos redondos continuam a suportar a personalização, comunicando através de um LIN-Bus e separando as unidades de controlo e de visualização. A instrumentação de série da nova R 12 limita-se ao velocímetro, mas o conta-rotações pode ser adaptado com acessórios genuínos da BMW Motorcycle.
Na R 12 nineT, o tanque de alumínio com painéis laterais escovados e com revestimento transparente, o assento e a cauda criam uma linha ascendente e dinâmica. A ergonomia melhorada em comparação com a sua antecessora deve-se principalmente ao depósito de combustível 30 mm mais curto e mais estreito na zona traseira. O condutor está mais próximo do guiador, beneficia de um melhor contacto com os joelhos e tem uma posição de assento mais orientada para a frente na moto em geral.
Opções de pintura disponíveis
BMWR 12 nineT
Acabamento da pintura base em Blackstorm metallic;
San Remo Green metallic;
Opção 719 “Aluminium” em alumínio escovado / pintura sólida Night Black.
BMW R 12
Acabamento da pintura base em Blackstorm matt metallic;
Aventurine Red metallic;
Opção 719 “Thorium” em Avus Silver metallic.
Relativamente a preços e início de comercialização ainda não existe informação disponível.