fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novas BMW R 12 nineT e R 12

Classicismo e tecnologia

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
25 Novembro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A novíssima BMW R 12 nineT é uma versão mais direcionada para a condução dinâmica em estrada, sendo a R 12 mais vocacionada para uma condução descontraída, tal como refere Josef Miritsch, responsável pela Air-Cooled Boxer Series da BMW Motorrad.

Com a nova BMW R 12 nineT como uma Classic Roadster e a R 12 como uma Classic Cruiser, estamos a dar continuidade ao que começou em 2013 com a R nineT. Graças, em particular, ao novo conceito de quadro, conseguimos um design ainda mais clássico e purista. 

O motor boxer refrigerado a ar/óleo com nova caixa de ar, que tem as suas raízes no lendário boxer desportivo da HP 2 Sport de 2007, garante uma propulsão confiante. Com as suas quatro válvulas dispostas radialmente, é um dos ícones absolutos do motor da BMW.

Veja também Vídeo – Nova BMW R 1300 GS

Principais destaques

Com a R nineT, a BMW Motorrad apresentou mais do que apenas uma roadster de estilo clássico em 2013.  Desde o início, combinou o design clássico das motos e a tecnologia moderna com uma elevada qualidade artesanal e diversas opções de personalização. Pouco tempo depois, a R nineT foi enriquecida com atraentes derivados, dando origem a toda uma família de modelos para o mundo BMW Motorrad Heritage.

É por isso que, para a nova BMW R 12 nineT, o princípio orientador durante o desenvolvimento foi “O Espírito da nineT”, com o objetivo de seguir perfeitamente os passos da bem-sucedida R nineT e levar adiante o seu aspeto intemporalidade e altas qualidades de personalização. Enquanto a nova R 12 nineT, enquanto roadster clássica, tem como objetivo causar uma impressão elegante em ambientes urbanos, bem como proporcionar uma condução dinâmica e divertida em estradas rurais sinuosas, a nova BMW R 12 apresenta-se sob o lema “The Spirit of Easy” – encarnando na perfeição uma cruiser clássica para um motociclismo fresco e descontraído.

As novas BMW R 12 nineT e R 12 são roadsters e cruisers clássicas que combinam o caráter autêntico e robusto do motor boxer e a linguagem de design das eras tradicionais das motos com tecnologia inovadora e um conceito modular que oferece ao condutor o máximo de opções de personalização. A redução ao essencial e a atenção aos pormenores foram as principais prioridades no desenvolvimento do design, resultando num forte apelo emocional.

Motor boxer, chassis e instrumentos

Nos últimos 100 anos, o motor boxer de dois cilindros e a utilização de uma transmissão por veio de têm sido sinónimos das motos BMW. Em linha com este legado, os novos modelos BMW R 12 nineT e R 12, apresentados no ano de aniversário dos “100 Anos da BMW Motorrad”, enfatizam ainda mais esta configuração distintiva do grupo propulsor, após a recente revelação da nova BMW R 1300 GS. O motor boxer arrefecido a ar/óleo com uma capacidade de 1.170 cc, já familiar em vários modelos da BMW Motorrad, debita 80 kW (109 cv) a 7.000 rpm na R 12 nineT e 70 kW (95 cv) a 6.500 rpm na R 12.

Como parte do redesenho completo do chassis, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar. Esta está agora totalmente integrada sob o selim. O sistema de escape “Twin Pipe” montado à esquerda, com dois silenciadores traseiros com design de cone invertido, satisfaz tanto o desejo de um roadster desportivo de design clássico como o de um cruiser.

A peça central dos novos modelos BMW R 12 é o quadro espacial em aço de ponte tubular completamente novo. Este quadro difere da anterior série R nineT, que tinha um quadro principal dianteiro e traseiro. Como resultado, o novo quadro elimina a necessidade de fixações anteriores, reduzindo o peso e dando aos novos modelos R 12 uma aparência mais limpa e clássica. O quadro traseiro, também feito de aço tubular, é aparafusado ao quadro principal.

Novos instrumentos redondos clássicos, bem como USB-C e tomada de 12 V como equipamento de série. Ecrã digital disponível como equipamento opcional ex works.

A nova R 12 nineT vem equipada com dois instrumentos redondos analógicos para velocidade e rpms, uma porta USB-C no lado esquerdo e uma tomada de 12 V no lado direito para a rede de bordo. Os instrumentos redondos continuam a suportar a personalização, comunicando através de um LIN-Bus e separando as unidades de controlo e de visualização. A instrumentação de série da nova R 12 limita-se ao velocímetro, mas o conta-rotações pode ser adaptado com acessórios genuínos da BMW Motorcycle.

Na R 12 nineT, o tanque de alumínio com painéis laterais escovados e com revestimento transparente, o assento e a cauda criam uma linha ascendente e dinâmica. A ergonomia melhorada em comparação com a sua antecessora deve-se principalmente ao depósito de combustível 30 mm mais curto e mais estreito na zona traseira.  O condutor está mais próximo do guiador, beneficia de um melhor contacto com os joelhos e tem uma posição de assento mais orientada para a frente na moto em geral.

Opções de pintura disponíveis

BMWR 12 nineT

Acabamento da pintura base em Blackstorm metallic;

San Remo Green metallic;

Opção 719 “Aluminium” em alumínio escovado / pintura sólida Night Black.

BMW R 12

Acabamento da pintura base em Blackstorm matt metallic;

Aventurine Red metallic;

Opção 719 “Thorium” em Avus Silver metallic.

Relativamente a preços e início de comercialização ainda não existe informação disponível.

Tags: BMW R12 NineBoxerdestaqueRoadster

RELACIONADOS

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Evento

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança

Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...

Por Redação
10 Maio, 2025
Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática
Notícias

Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática

As motos elétricas mais pequenas estão a tornar-se a opção preferida de uma nova onda de motociclistas que procuram...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
A entrevista mais emotiva ao piloto Marc Márquez

A entrevista mais emotiva ao piloto Marc Márquez



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt