Várias novidades para os entusiastas do mundo motorizado, incluindo o regresso do Rider
O Museu do Caramulo, anunciou recentemente o seu calendário de atividades para o ano de 2024. Este ano perspectiva-se uma evolução para um número cada vez maior de eventos dedicados ao mundo motorizado.
As atividades iniciam-se em fevereiro com o Salão Motorclássico, a decorrer na Cordoaria Nacional nos dias 23 a 25 de fevereiro. Este evento reúne mais de uma centena de expositores, incluindo comerciantes de automóveis, motos, livros e peças de coleção, bem como clubes, associações e museus.
O Salão Motorclássico é também palco para as “Motor Talks”, um espaço de diálogo com figuras históricas e especialistas do setor, além de passeios e concentrações de veículos clássicos e lançamentos de livros.
Outro destaque é a iniciativa “O Museu na Rua”, que vai decorrer nos dias 4 de maio e 9 de novembro. Esta experiência única permite ao público ver, ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história do acervo do Museu do Caramulo.
Para os entusiastas das motos, está de volta, o “Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas”, que está marcado para os dias, 14, 15 e 16 de junho. Este evento vai percorrer a região centro de Portugal. O passeio é conhecido pela sua rota cénica por estradas secundárias e pela grande diversidade de participantes.
No mês de setembro teremos a realização do Caramulo Motorfestival, de 6 a 8 de setembro, um dos maiores festivais motorizados de Portugal. O evento combina a componente competitiva com um conjunto de ações lúdicas e turísticas, que atraem, ano após ano, durante os três dias, milhares de pessoas à Serra do Caramulo.
A Corrida dos Fundadores by Cartrack, um passeio de automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939), pré-guerra, será entre 27 e 29 de setembro, partindo da Figueira da Foz até terminar em Lisboa, percorrendo estradas secundárias junto à costa. Este evento conta com presenças internacionais de participantes espanhóis, ingleses e suíços.
Por fim, o Museu do Caramulo continuará a apresentar exposições temporárias, como a “Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Séc. XX” e “João de Lacerda – O Coleccionador Visionário”, em comemoração do centenário nascimento de um dos fundadores do museu.