O dia 2 de novembro de 2008 marcou a data da realização da primeira corrida no solo do Autódromo Internacional do Algarve. No mesmo fim de semana em que o novo complexo era inaugurado, as Superbike faziam a sua estreia no circuito e com elas também Jonathan Rea competia pela primeira vez na classe maior do campeonato que regressava a Portugal após uma longa ausência, conseguindo o quarto posto na primeira corrida e o 15.º na derradeira corrida do ano, sendo que ambas foram ganhas pelo australiano Troy Bayliss, que assim colocou o seu nome no topo da lista de vencedores no AIA.
No ano seguinte, 2009, o AIA voltou a ser o cenário da derradeira prova do campeonato a 25 de outubro, com as vitórias a pertencerem então a Ben Spies, que se tornou campeão do mundo nesse mesmo dia, mas a corrida de fecho de ano foi ganha por Michele Fabrizio. No ano seguinte, 2010, foi Max Biaggi quem venceu as duas corridas naquela que foi a segunda prova do ano logo após a tradicional abertura em Phillip Island na Austrália e em 2011 Marco Melandri e Carlos Checa conseguiram as suas primeiras vitórias na prova então realizada no dia 16 de outubro, na terceira e última vez que o campeonato se despediu no circuito algarvio.
Em 2012, Tom Sykes estreou-se a vencer no mesmo dia em que também Eugene Laverty o fez, estávamos a 23 de setembro e no ano seguinte o AIA acolheu a sexta prova do ano com vitórias de Melandri e Laverty no dia 9 de junho. Em 2014 foi Jonathan Rea a estrear-se nas vitórias em Portimão, mas isso só depois de Tom Sykes ter ganho a primeira manga no arranque do Verão desse mesmo ano, estávamos então a 6 de julho. Jonathan Rea tomou-lhe o gosto e no ano seguinte, 2015, venceu ambas as corridas na sua estreia com a Kawasaki. O AIA recebeu nesse ano a sétima prova do ano, com duas corridas totalmente distintas, a primeira marcada pela chuva e a segunda totalmente seca.
Agora, no regresso deste campeonato e suas sub-classes a um dos mais carismáticos circuitos do calendário, a luta pelas primeiras posições promete ser bastante interessante.
NÚMEROS DAS SBK NO AIA
230 – Os pontos já conquistados por Jonathan Rea em Portimão
65 – Recorde de voltas na liderança no AIA nas mãos de Eugene Laverty
17 – Pilotos que já subiram ao pódio no AIA
16 – As corridas de Superbike realizadas no AIA
16 – As corridas que Jonathan Rea já fez em Portimão. É o único totalista.
10 – As presenças de Jonathan Rea nos pódios do mundial SBK em Portimão
9 – Vencedores distintos
8 – Provas do Mundial Superbike
5 – As vitórias dos melhores países (Itália e Inglaterra)
4 – As vitórias dos melhores construtores (Aprilia, Ducati e Kawasaki)
3 – As vitórias de Jonathan Rea, todas consecutivas (2ª Manga 2014 e ambas em 2015)
3 – Os pilotos que venceram ambas as corridas no mesmo fim-de-semana (Bayliss em 2008; Biaggi em 2010 e Rea em 2015)
3 – As ‘poles’ de Tom Sykes no AIA (2012/2013/2014). É o único piloto com mais que uma ‘pole’
1m41.360s – O recorde de qualificação e a melhor volta aos 4.592 metros do circuito feita por Tom Sykes