Com o argumento do ruído, Espanha acaba de criar uma “Zona d’Especial Protecció de la Qualitat Acústica” (ZEPQA), que abrange a parte espanhola do Parque Natural dos Altos Pirenéus.
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Esta interdição abrange motos, quads, atvs e buggies não elétricos, mas não automóveis e aplica-se a estradas e caminhos! Ou seja, não é apenas nos caminhos de terra batida, mas também nas estradas de acesso ao parque.
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Segundo a autoridade que gere o Parque, composto por quase 80.000 hectares, o que está em causa é a “avaliação da qualidade acústica para a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.”
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Ainda há pouco tempo referimos o Código de Conduta para Motos de todo-o-terreno que a Longitude 009 e o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresentaram como sendo um importante instrumento de regulação da prática desta atividade desportiva, mas em Espanha estão a ir muito mais longe.
A Associação Moto de Campo Sostenible, apoiada pela Federación Española de Motociclistas (RFME), está já a contestar esta decisão que visa os Pirenéus, e caraterizar esta decisão que considera como “discriminação injusta”, mas pode não ser suficiente para a reverter.