Monte Gordo Sand Race pode decidir títulos mundiais já no próximo fim de semana.
A Monte Gordo Sand Race será a penúltima etapa do Campeonato do Mundo. Assim sendo, a prova apresenta quase cento e cinquenta participantes inscritos. Neste contexto, os mais destacados pilotos mundiais desta disciplina estarão presentes na corrida. Antes da prova lusa, no entanto, o FIM Sand Races World Championship realizou quatro competições: França, Argentina e também em Itália.
Monte Gordo Sand Race: Liderança destacada na competição moto
Entre os nomes mais sonantes, sem dúvida, destaca-se o inglês Todd Kellet. Isto porque, em primeiro lugar, este piloto venceu as quatro provas de moto já disputadas. O britânico já tinha vencido as duas primeiras edições da prova portuguesa. Por conseguinte, ele apresenta-se com 100 pontos já conquistados, fruto das vitórias em Le Touquet, Bibione, Hossegor e Mar del Plata. Os pilotos franceses ocupam as duas posições seguintes na competição moto do Campeonato.

Monte Gordo Sand Race: Luta aberta na competição Quad
Se Todd Kellet é líder na competição moto, entretanto a competição Quad envolve um maior número de candidatos. Portanto, o foco principal recai nos franceses Pablo Violet e Fabien Michel. Em seguida, surgem Benoît Sebert e Axel Dutrie, juntamente com o belga Dirk Schelfhout. O luso-francês Maxime Lopes da Fonseca também concorre, bem como o português Nuno Gonçalves, radicado em França.
Pablo Violet lidera a classificação com 80 pontos no total. Ou seja, ele conquistou o 2º lugar no Le Touquet e venceu em Mar del Plata. Estes resultados somam-se à vitória em Hossegor no passado fim de semana. Segue-se Fabien Michel, com 46 pontos, piloto que subiu ao pódio no Le Touquet. Michel garantiu a 2ª posição em Biblione e o 3º lugar, respetivamente. Benoît Sebert, 3º no Campeonato Quad, ficou em 2º na prova argentina. Consequentemente, Dirk Schelfhout, vencedor em Biblione, e Nuno Gonçalves seguem-no. De referir que Benoît, Nuno, Dirk e Axel ocupam os quatro primeiros lugares entre os Veteranos Quad.

Monte Gordo Sand Race: Promessas nacionais e categorias de base
Na competição moto Júnior, entretanto, o destaque recai nos franceses Evan Deemester, Matheo Gerat e Maxime Miet. Por outro lado, entre os Veteranos, sobressaem o uruguaio Fernando Rubio e os franceses Nicolas Lavenant. Além disso, juntam-se Alexis Van de Woestine, Rodrigue Lescaillet e Paul Barbara. Entre as Senhoras, por sua vez, a francesa Mathilde Denis lidera, após a vitória em Hossegor. Em seguida, surge a Belga Amandine Verstappen, à frente das francesas Sara Jugla e Camille Viaud. Na categoria Vintage, finalmente, o também francês Freddy Seguin lidera.
Entre os portugueses inscritos, o destaque vai para Luís Outeiro, Bi-Campeão Nacional de Motocross. Ele foi o melhor luso nas duas últimas edições da prova. Também participa Paulo Alberto, Bicampeão Brasileiro de Motocross, que soma seis títulos. Ele é Hexacampeão Português de Motocross e Supercross, além dos seus seis títulos no Arena Cross Brasil. António Maio, Heptacampeão Nacional de Todo-o-Terreno, volta a alinhar nesta prova. Na competição Quad, destaque para Luís Fernandes que alcançou o melhor resultado luso em 2024.
Ainda mais, realiza-se a estreia do Troféu Yamaha/Mini Monte Gordo Sand Race. Neste sentido, participarão pilotos com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos. A Monte Gordo Sand Race tem organização conjunta da Câmara Municipal e do Automóvel Club de Portugal. Uma prova sob a égide da FMP e FIM.




