Antes da viagem para Le Mans onde enfrenta a partir de amanhã a oitava prova do campeonato do mundo de MotoGP, Miguel Oliveira esteve no Autódromo Internacional do Algarve junto com uma grande ‘fatia’ de pilotos de MotoGP para um dia de ‘apresentação’ do AIA aos pilotos do campeonato.
Cenário da última prova do campeonato entre os dias 20 e 22 de Novembro, a ‘Montanha Russa’ revelou igualmente aos pilotos presentes o seu novo asfalto, recentemente colocado ao longo dos mais de 4000 metros do circuito. Tapete novo que mereceu os mais rasgados elogios de Miguel Oliveira.
‘Está mel! Fantástico! Nunca pensei que a pista estivesse tão boa dado o pouco tempo de ‘cura’ que o asfalto ainda tem. Os ressaltos desapareceram…está mesmo espectacular. Estou desejoso de voltar aqui em Novembro com a minha KTM para a última prova do ano.’ Referiu o piloto de Almada depois de um dia intenso com muito calor a receber igualmente a comitiva de 21 pilotos que estiveram no sul de Portugal.
Com toda a caravana a utilizar motos convencionais com 1000cc de capacidade – apenas os pilotos de teste e as equipas com concessões utilizaram motos de corrida – o dia serviu também para a Michelin recolher os primeiros dados de um circuito desconhecido ao mesmo tempo que os pilotos foram aprendendo a pista, como foi o caso de Brad Binder que contou com a ajuda do piloto de Almada.
‘Foi giro porque de manhã ele nem sequer sabia para onde virar. As curvas deste circuito são na sua grande maioria ‘cegas’ na entrada ou saída. Ajudei-o a conhecer os pontos de referência e o circuito, fizemos algumas voltas juntos e já no final da sessão emprestei-lhe a minha moto e tivemos que o forçar a parar porque fez um grande numero de voltas consecutivas. Começou a divertir-se…ele e todos!’
Referiu ainda Miguel Oliveira no final de uma jornada com ambiente descontraído onde o objectivo foi mesmo conhecer o circuito e por isso poucos os que colocaram sistemas de cronometragem nas suas motos.