O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria não foi feliz na sétima corrida de PréMoto 3 do campeonato espanhol de velocidade, que na tarde deste domingo se disputou no circuito de Albacete. Uma saída de pista hipotecou as suas esperanças num bom resultado, numa altura em que o vice-campeão nacional da categoria seguia na 4.ª posição.
O piloto do Moto Action Team tinha largado da segunda linha da grelha de partida e cumpria a oitava das 15 voltas da prova, quando, para evitar colidir com a sua BeÓn, com motor Yamaha, com um adversário que se despistara à sua frente, e em quem ainda chegou a tocar, teve de fazer uma incursão forçada pela gravilha, na curva 1 do circuito da região de Castilla-La Mancha. Resultado: caiu para os últimos lugares e ainda conseguiu recuperar três posições na segunda metade da corrida.
“Depois de tanto esforço, custa um pouco, mas faz parte da competição. Sentia-me em condições de tentar chegar ao pódio, mas não pude evitar… Depois, foi pensar nos pontos e tentar subir na classificação”, comentou, no final, “Kiko” Maria. Apesar de ter arrecadado os 10 pontos correspondentes ao 6.º lugar da categoria em que compete, o jovem piloto português foi o 17.º a cortar a meta entre o pelotão de 26 concorrentes de PréMoto 3 e Promo 3, que voltaram a partilhar a pista.
Desta forma, segurou a 6.ª posição na tabela classificativa, onde agora dispõe de 61 pontos, quando faltam correr as últimas duas das nove provas do calendário do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.
Revelador do “estado de espírito positivo” com que, segundo as palavras do próprio, o piloto apoiado pela Galp e pela Berner se apresentou na primeira prova pósférias, é o registo (1m39,800s) que lhe valeu o 5.º tempo dos treinos cronometrados, no sábado. Trata-se de um ganho de 3,1s relativamente ao tempo com que o jovem piloto português se qualificou no ano passado nos 3550 metros da pista de Albacete.
“Estava confiante e já começo, finalmente, a tratar a moto por tu. Se não tem acontecido aquele percalço, acho que poderia ser hoje o meu primeiro pódio em
Espanha. Ficará para uma próxima oportunidade. Esse dia, com trabalho e o apoio da magnífica equipa da Moto Action Team, está perto. Sinto isso”, declarou antes de encetar o regresso a Portugal.
O espanhol Marco Morelli foi o vencedor da corrida, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído, desde a qualificação, ao conquistar a ‘pole position’ e a ser o único a rodar abaixo do segundo 38. Com o triunfo, e depois de ter protagonizado uma dupla jornada vitoriosa em Valência, em junho, confirma estar na luta pelo campeonato, onde contabiliza 111 pontos e é 3.º, a apenas quatro do 2.º, o seu compatriota Hugo Millán Gracia. Na liderança continua David Real Perez, 4.º classificado em Albacete.