Vivemos numa época em a urgência climática é maior que nunca e todas as estratégias para reduzir emissões e consumos são importantes, sendo que as formas de o conseguir são diversificadas, é aqui que entra a nova Kawasaki Z7 Hybrid.
Por um lado, temos a eletrificação também no mundo das duas rodas que se tem vindo a afirmar cada vez mais rapidamente, mas os preços elevados ou o peso são ainda entraves a um maior sucesso e penetração no mercado.
Do outro temos os veículos alimentados a combustíveis fósseis que são cada vez mais económicos e sujeitos a regras de emissões cada vez mais rigorosas e exigentes que têm ditado o fim de muitos motores emblemáticos.
A Kawasaki tem tentado uma abordagem diferente, muito popular no universo dos automóveis, que é a produção de motores híbridos, sendo a Kawasaki Z7 Hybrid, recentemente apresentada na ECIMA, em Milão, a sua mais recente proposta.
Veja também Kawasaki Ninja 40.º aniversário
Principais especificações da Kawasaki Z7 Hybrid
Depois de revelar a primeira moto híbrida produzida em série, a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, eis que a marca duplica a sua oferta com a naked Z7 Hybrid.
Esta naked, tal como a Ninja 7 Hybrid, combina um motor biciclíndrico paralelo de 451 cc e 43,5 kW (59 cv) com um motor elétrico de 9 kW (12,2 cv), alimentado por uma bateria de lítio de 48V. relativamente ao peso final ainda não é conhecido, mas não deve diferir muito da Ninja 7 Hybrid que pesa cerca de 226 kg.
Assim, a Z7 Hybrid pode funcionar como um veículo elétrico completo com transmissão automática, nos modos Eco-Hybrid ou Sport hybrid (são três os modos de condução). Nestes casos, o utilizador pode optar por viajar com transmissão automática ou por mudar as mudanças manualmente (sem embraiagem), através de duas patilhas localizadas no lado esquerdo do guiador.
Os utilizadores que procuram o máximo desempenho podem ativar um botão do lado direito e tirar partido da função E-Boost durante 5 segundos. A Z7 Hybrid também dispõe de um modo Walk, para facilitar as manobras e o estacionamento, em que apenas se utiliza o motor elétrico.
Deverá estar à venda na primavera de 2024 e ainda não são conhecidos os preços, sendo que as cores previstas são apena duas: verde /cinza e preto /cinza.