fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Inspeções para motociclos chegam já em 2024

Redação Por Redação
8 Maio, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 29/2023, de 5 de maio, emitido pela Presidência do Conselho de Ministros, é dado um passo decisivo para que as Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) se tornem uma realidade, já a partir do início do próximo ano e em todos os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 125 cc.

Aquele Diploma procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 100/2013, de 25 de julho, e 144/2017, de 29 de novembro, que aprova o regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques, adequando-o à Diretiva 2014/45/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de abril de 2014, e transpondo a Diretiva Delegada (UE) 2021/1717, da Comissão, de 9 de julho de 2021.

Dá também indicações sobre os requisitos a exigir aos inspetores e o papel do organismo de supervisão, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), mas o mais relevante é o que consta da alínea 2 do artigo 18.:
“A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como a reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i ao presente diploma produz efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2024.”

O Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, ainda não está totalmente em conformidade com a Diretiva 2014/45/EU, nomeadamente por apenas se aplicar a veículos com cilindrada superior a 250 cc, mas é apenas uma questão de pormenor e de resolução simples e assim serão abrangidos todos os veículos de cilindrada superior a 125 cc.
As IPO para motociclos, triciclos e quadriciclos tem estado envolta em polémica e controvérsia desde 2012. Daí deriva que tenhamos assistido a contínuos adiamentos à sua implementação, mas desta vez, à semelhança do que ocorre nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, é bem provável que avancem.

Falta agora ver qual a reação por parte dos motociclistas que em Portugal e outros países, caso da França, se têm manifestado contra por considerarem que as IPO têm um reflexo reduzido na sinistralidade, na promoção da segurança e significam mais um custo para os proprietários.
Por outro lado, fica ainda por clarificar o porquê de apenas os veículos de cilindrada superior a 125 cc serem abrangidos e não a totalidade de veículos motorizados, mesmo que a cilindrada seja inferior ou igual a 125 cc.

Tags: destaqueInspeções de motosjaneiro de 2024

RELACIONADOS

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
Campanha Cardo “Time 2 Ride” para a primavera de 2023

Campanha Cardo “Time 2 Ride” para a primavera de 2023



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt