Já se adivinhava, atendendo ao enorme entusiasmo que vem rodeando a especialíssima edição das Bodas de Prata, que esgotassem as inscrições para o 25.º Portugal de Lés-a-Lés.
Pois bem, a gigantesca adesão registada logo na Apresentação Oficial, na Figueira da Foz, onde centenas trataram de garantir de imediato o lugar no pelotão, como a desenfreada corrida ao site www.les-a-les.com, está a deixar pouca margem para os mais relaxados.
Que poderão não conseguir estar à partida da grande maratona, em Bragança, já que é de prever o encerramento das inscrições muito brevemente. Antes, seguramente, do dia 15 de maio, data que a Federação de Motociclismo de Portugal estabeleceu como limite para o registo, já que, segundo o ponto 3.2 do Regulamento as inscrições poderiam encerram antes “caso se atinja o número máximo de participantes que a organização considere adequado”.
Em termos práticos, nada como ‘acelerar a fundo’ para garantir um lugar numa festa única ao longo dos 1110 quilómetros de ligação entre Bragança e Sagres, com passagem por Viseu e Ourém, num percurso evocativo da edição original, de 1999. E onde, tal como sucede há 25 anos, a aposta passa por descobrir um Portugal diferente, por muitos desconhecido, através das mais cativantes estradas nacionais e municipais, fugindo das autoestradas, vias rápidas e outros sinais de modernidade rodoviária. Optando, isso sim, pelas mais deslumbrantes paisagens, entre serras, vales e planícies, rios, lagos e barragens, numa festa mototurística que será, em 2023, abrilhantada por uma produção extremamente cuidada.