Depois da 24.ª edição do Portugal Lés-a-Lés (LaL) on-road, marcado pelo muito calor e no qual estivemos presentes, eis que a FMP já anunciou a abertura das inscrições para a 7.ª edição do LaL off-road. Escusado será dizer que, uma vez mais, também vamos participar e lhe vamos contar tudo, do primeiro ao último dia, seja no nosso site, nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram), seja depois na sua Revista Motos mensal!
Se a versão mais estradista já constitui um enorme desafio, a versão fora de estrada, ainda que mais egoísta, por serem muitos menos os participantes e os aventureiros não se fazerem acompanhar de passageiro/a é um repto ainda maior. O grau de dificuldade e exigência já não estão ao alcance de qualquer um e alguns conhecimentos básicos de mecânica e técnicas de condução fora de estrada são essenciais. Além disso, equipamento técnico de proteção é ainda mais importante.
Como vai ser a edição de 2022?
De acordo com o Site da organização, onde consta também o Regulamento, vamos ter nova edição da grande aventura que liga o Norte ao Sul do país em 3 etapas, sempre que possível por trilhos de fora da estrada, levando os/as participantes a desbravar caminhos por alguns dos lugares mais escondidos e inesperados que Portugal tem para revelar.
O ponto de partida da primeira etapa, com as respetivas verificações técnicas e documentais, é a bonita cidade de Mirandela, no Distrito de Bragança, com o Rio Tua a servir de testemunha da animada e destemida caravana que vai rumar ao Sul, sempre por paisagens deslumbrantes.
A etapa vai terminar na simpática Vila de Tábua, já no distrito de Coimbra e não muito longe do Rio Mondego. Aqui os/as participantes vão recuperar energias e verificar o estado das suas máquinas que vão sofrer bastante ao longo desta etapa de condução mais técnica.
No dia seguinte, sempre em direção ao Sul, o destino é Arronches, agradável vila do Distrito de Portalegre e numa altura em que o cansaço já se faz sentir e as primeiras retas vão exigir um pouco mais das motos mais pequenas.
Finalmente, a última etapa vai conduzir-nos até à formosa Vila Real de Santo António, mesmo ao lado de Espanha, sendo a separação feita pelo Rio Guadiana, faltando ainda saber se, tal como ocorreu no LaL on-road, vão existir incursões no país vizinho.
Cada etapa terá, em média, 300 km’s e o evento destina-se motos de várias cilindradas, incluindo as maxi-trail, sendo um requisito obrigatório a utilização de pneus cardados, única forma de progredir com relativa segurança nos trilhos, independentemente das condições meteorológicas que podem tornar mais ou menos desafiante o LaL.
Caso desejem, as reservas de alojamento podem ser efetuadas através da Agência Abreu ([email protected]) e o transporte de motos (para quem não for por meios próprios) pode ser combinado através do e-mail: [email protected]
As inscrições vão estar abertas até 15 de setembro ou antes, caso esgotem, o que vai certamente ocorrer, pelo que a sugestão é a mesma de sempre: se querem participar, não se atrasem na inscrição, até porque os alojamentos são escassos nestas regiões!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e vídeo: FMP