Sistemas Elétricos e Eletrónicos: desenvolvimento e criação de conhecimento
O caminho para a inovação na eletrónica anda de mão dada com o crescimento do departamento de Sistemas Elétricos & Eletrónicos, que viu os seus recursos quadruplicarem em apenas pouco mais de dez anos. Através do trabalho deste departamento, que é parte do R&D, a Ducati estuda, desenvolve a apresenta novos sistemas, muitas vezes inovadores, para a produção em série, obviamente aproveitando também a experiência vinda da competição.
O constante trabalho de desenvolvimento e o refinar das soluções técnicas e tecnológicas introduziu uma vasta panóplia de funções e dispositivos por toda a gama, que hoje varia equipamento de vanguarda disponível na Panigale V4 e Multistrada V4, a sistemas como o Ride-by-wire, Controlo de Tração, Quickshift, Riding Modes, Cornering ABS e instrumentação TFT, também presentes em modelos mais acessíveis como as Scrambler ( link to the file with the entire range highlighting the various electronic systems here).
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Entre os testes que são levados a cabo por pessoal altamente especializado no laboratório de Teste Elétrico & Eletrónico estão aqueles que verificação o funcionamento dos componentes em condições térmicas e ambientais extremas, tornados possíveis graças ao uso de células capazes de replicarem temperaturas que vão dos –40°C aos 180°C graus, e eventos atmosféricos tais como chuva forte ou névoa salina.
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Os componentes são também colocados sob pressão por intermédio de robots que repetem as operações milhares de vezes, tais como, por exemplo, a rotação do guiador para verificar a correta fiabilidade da cablagem, ou outras operações como a manete de travão para acender a luz de stop, de modo a verificar a sua resiliência em condições reais de utilização.
A correção de defeitos de software e atividades de aplicações móveis são também efetuadas no Teste Elétrico & Eletrónico. Um exemplo deste trabalho pode ser encontrado nos sistemas de navegação: desde a solução Phone Mirroring adotada na Multistrada V4, que torna possível transformar o painel de instrumentos num mapa de navegação a cores contendo toda a informação requerida para conduzir a moto, ao sistema Turn-by-Turn que foi introduzido em 2023 na DesertX e Diavel V4. Estas duas soluções permitem à Ducati não ficar limitada a um sistema operativo específico, permitindo a compatibilidade com os sistemas iOS e Android e a contínua evolução do software, que é depois atualizada sem custos para os clientes.
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Tudo isto é o Modo Ducati. Uma metodologia de trabalho que permitiu à Ducati criar produtos cada vez mais inovadores com qualidade melhorada anos após ano, testemunhando o modo como os compromissos estratégicos do fabricante de Borgo Panigale, desde a competição ao R&D, passando pelos investimentos em experimentação, se destinam, anos após ano, a dar aos Ducatisti as motos dos seus sonhos.