Sistemas Elétricos e Eletrónicos: desenvolvimento e criação de conhecimento
O caminho para a inovação na eletrónica anda de mão dada com o crescimento do departamento de Sistemas Elétricos & Eletrónicos, que viu os seus recursos quadruplicarem em apenas pouco mais de dez anos. Através do trabalho deste departamento, que é parte do R&D, a Ducati estuda, desenvolve a apresenta novos sistemas, muitas vezes inovadores, para a produção em série, obviamente aproveitando também a experiência vinda da competição.
O constante trabalho de desenvolvimento e o refinar das soluções técnicas e tecnológicas introduziu uma vasta panóplia de funções e dispositivos por toda a gama, que hoje varia equipamento de vanguarda disponível na Panigale V4 e Multistrada V4, a sistemas como o Ride-by-wire, Controlo de Tração, Quickshift, Riding Modes, Cornering ABS e instrumentação TFT, também presentes em modelos mais acessíveis como as Scrambler ( link to the file with the entire range highlighting the various electronic systems here).
Entre os testes que são levados a cabo por pessoal altamente especializado no laboratório de Teste Elétrico & Eletrónico estão aqueles que verificação o funcionamento dos componentes em condições térmicas e ambientais extremas, tornados possíveis graças ao uso de células capazes de replicarem temperaturas que vão dos –40°C aos 180°C graus, e eventos atmosféricos tais como chuva forte ou névoa salina.
Os componentes são também colocados sob pressão por intermédio de robots que repetem as operações milhares de vezes, tais como, por exemplo, a rotação do guiador para verificar a correta fiabilidade da cablagem, ou outras operações como a manete de travão para acender a luz de stop, de modo a verificar a sua resiliência em condições reais de utilização.
A correção de defeitos de software e atividades de aplicações móveis são também efetuadas no Teste Elétrico & Eletrónico. Um exemplo deste trabalho pode ser encontrado nos sistemas de navegação: desde a solução Phone Mirroring adotada na Multistrada V4, que torna possível transformar o painel de instrumentos num mapa de navegação a cores contendo toda a informação requerida para conduzir a moto, ao sistema Turn-by-Turn que foi introduzido em 2023 na DesertX e Diavel V4. Estas duas soluções permitem à Ducati não ficar limitada a um sistema operativo específico, permitindo a compatibilidade com os sistemas iOS e Android e a contínua evolução do software, que é depois atualizada sem custos para os clientes.
Tudo isto é o Modo Ducati. Uma metodologia de trabalho que permitiu à Ducati criar produtos cada vez mais inovadores com qualidade melhorada anos após ano, testemunhando o modo como os compromissos estratégicos do fabricante de Borgo Panigale, desde a competição ao R&D, passando pelos investimentos em experimentação, se destinam, anos após ano, a dar aos Ducatisti as motos dos seus sonhos.