fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Inovações eletrónicas Ducati

Exemplos dos últimos 15 anos

Redação Por Redação
30 Junho, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As inovações introduzidas pela Ducati

Em 2008, com a 1098R, a Ducati foi o primeiro fabricante de motos a introduzir o Controlo de Tração numa moto, fazendo avançar os padrões de performance e segurança das motos superdesportivas. Apenas um ano depois, em 2009, a ótica LED introduzida na Streetfighter 1100 representou outra estreia mundial para a Ducati.

Em 2010, a Ducati apresentou a primeira moto no mundo capaz de “mudar de caráter”, graças à presença dos Riding Modes: a Multistrada 1200 S.

Outras inovações eletrónicas introduzidas pela Ducati incluem a instrumentação TFT na Diavel, em 2011, mais um exemplo de uma solução técnica que hoje se tornou standard em motos de todos os segmentos.

Em 2012, a 1199 Panigale, que recebeu o prestigiado prémio de design, o Compasso d’Oro, viu a introdução na área das motos do conjunto de iluminação Full-LED e gestão eletrónica do travão motor.

Sendo a segurança outro aspeto muito importante para a Ducati, em 2014 o fabricante de Borgo Panigale, juntamente com a Dainese, apresentou a primeira moto com um sistema integrado capaz de comunicar com o airbag do blusão: a Multistrada 1200 Touring D|Air. Na altura, os sistemas de airbag não garantiam os atuais padrões de segurança, enquanto o sofisticado sistema da Multistrada 1200 Touring D|Air enviava o sinal de ativação em apenas 20 ms no caso de uma colisão ou queda.

Em 2018 a Ducati apresentou o sistema Slide By Brake, que permite derrapagens controladas em travagem na Panigale V4.

Em 2020, com a Multistrada V4, a Ducati foi o primeiro fabricante de motos a introduzir radares no mundo das duas rodas, que permitiram a implementação dos sistemas Adaptive Cruise Control (Cruise Control Adaptativo) e Blind Spot Detection (Deteção do Ângulo Morto).

2023 viu a chegada da desativação ampliada na Multistrada V4 Rally, um sistema sofisticado que, desligando os dois cilindros traseiros, reduz o consumo de combustível e o calor.

Para além de trabalhar para apresentar novas soluções técnicas ao mercado, a Ducati R&D trabalha diariamente para evoluir e aperfeiçoar as motos existentes, melhorando-as de ano para ano. Isto foi o que aconteceu, por exemplo, com os proprietários de Multistrada V4, que receberam os sistemas Minimum Preload e Easy Lift gratuitamente quando foram introduzidos em modelos posteriores, e que continuam a beneficiar de upgrades ao sistema de navegação. Ou a evolução que a Panigale V4 sofreu desde 2018 até hoje.

Criar motos seguras, de alta performance e acessíveis é a base de desenvolvimento de cada Ducati, que, devido a todas estas inovações e ao contínuo desenvolvimento de soluções que já estão no mercado, oferece hoje uma gama na qual cada modelo representa uma referência tecnológica no segmento a que pertence, também em termos de segurança, dado que todas as motos Ducati estão equipadas de série com ABS Cornering e Controlo de Tração.

Página 2 de 3
Anterior123Próximo
Tags: destaqueDucatieletrónicainovação

RELACIONADOS

Quinta geração da Ducati Monster está pronta
Notícias

Quinta geração da Ducati Monster está pronta

A Ducati revelou, na edição 2026 da Ducati World Première, a quinta geração da Monster, modelo icónico que revolucionou...

Por Redação
24 Outubro, 2025
Campanhas Honda para os modelos CB650R, CB750 Hornet e XL750 Transalp
Notícias

Campanhas Honda para os modelos CB650R, CB750 Hornet e XL750 Transalp

Durante o último trimestre de 2025, a Honda tem em vigor campanhas para os modelos CB650R, CB750 Hornet e...

Por Redação
24 Outubro, 2025
Novo Bridgestone RACING BATTLAX V03 é um slick para motos
Notícias

Novo Bridgestone RACING BATTLAX V03 é um slick para motos

A Bridgestone anunciou o lançamento do RACING BATTLAX V03, o novo pneu slick de competição desenvolvido exclusivamente para utilização...

Por Redação
23 Outubro, 2025
Nova Leoncino Bobber 400 já está disponível
Notícias

Nova Leoncino Bobber 400 já está disponível

A Benelli apresentou oficialmente em Portugal a nova Leoncino Bobber 400, um modelo desenvolvido no Centro Stile da marca...

Por Redação
23 Outubro, 2025
Próximo Post
Peitorais Leatt

Peitorais Leatt



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt