As inovações introduzidas pela Ducati
Em 2008, com a 1098R, a Ducati foi o primeiro fabricante de motos a introduzir o Controlo de Tração numa moto, fazendo avançar os padrões de performance e segurança das motos superdesportivas. Apenas um ano depois, em 2009, a ótica LED introduzida na Streetfighter 1100 representou outra estreia mundial para a Ducati.
Em 2010, a Ducati apresentou a primeira moto no mundo capaz de “mudar de caráter”, graças à presença dos Riding Modes: a Multistrada 1200 S.
Outras inovações eletrónicas introduzidas pela Ducati incluem a instrumentação TFT na Diavel, em 2011, mais um exemplo de uma solução técnica que hoje se tornou standard em motos de todos os segmentos.
Em 2012, a 1199 Panigale, que recebeu o prestigiado prémio de design, o Compasso d’Oro, viu a introdução na área das motos do conjunto de iluminação Full-LED e gestão eletrónica do travão motor.
Sendo a segurança outro aspeto muito importante para a Ducati, em 2014 o fabricante de Borgo Panigale, juntamente com a Dainese, apresentou a primeira moto com um sistema integrado capaz de comunicar com o airbag do blusão: a Multistrada 1200 Touring D|Air. Na altura, os sistemas de airbag não garantiam os atuais padrões de segurança, enquanto o sofisticado sistema da Multistrada 1200 Touring D|Air enviava o sinal de ativação em apenas 20 ms no caso de uma colisão ou queda.
Em 2018 a Ducati apresentou o sistema Slide By Brake, que permite derrapagens controladas em travagem na Panigale V4.
Em 2020, com a Multistrada V4, a Ducati foi o primeiro fabricante de motos a introduzir radares no mundo das duas rodas, que permitiram a implementação dos sistemas Adaptive Cruise Control (Cruise Control Adaptativo) e Blind Spot Detection (Deteção do Ângulo Morto).
2023 viu a chegada da desativação ampliada na Multistrada V4 Rally, um sistema sofisticado que, desligando os dois cilindros traseiros, reduz o consumo de combustível e o calor.
Para além de trabalhar para apresentar novas soluções técnicas ao mercado, a Ducati R&D trabalha diariamente para evoluir e aperfeiçoar as motos existentes, melhorando-as de ano para ano. Isto foi o que aconteceu, por exemplo, com os proprietários de Multistrada V4, que receberam os sistemas Minimum Preload e Easy Lift gratuitamente quando foram introduzidos em modelos posteriores, e que continuam a beneficiar de upgrades ao sistema de navegação. Ou a evolução que a Panigale V4 sofreu desde 2018 até hoje.
Criar motos seguras, de alta performance e acessíveis é a base de desenvolvimento de cada Ducati, que, devido a todas estas inovações e ao contínuo desenvolvimento de soluções que já estão no mercado, oferece hoje uma gama na qual cada modelo representa uma referência tecnológica no segmento a que pertence, também em termos de segurança, dado que todas as motos Ducati estão equipadas de série com ABS Cornering e Controlo de Tração.