Como previsto, decorreu no passado dia 10, sábado, em Esposende, na parte nascente da cidade, a inauguração do memorial e parque, ambos em homenagem ao malogrado piloto Paulo Gonçalves.
Milhares de pessoas, entre familiares, amigos, pilotos, representantes de autoridades, de empresas, pessoas anónimas… marcaram presença no evento e mesmo a ameaça de chuva não chegou para retirar brilho a esta celebração da vida e da carreira de Paulo Gonçalves. Entre palmas, aplausos, algumas lágrimas… foi um momento muito emotivo.
A escultura gigante, composta por mais de 27.000 peças mecânicas recicladas, cerca de 5 metros de altura, um peso de 8 toneladas e está situada mesmo ao lado da Nacional 13. Passa agora a ser um local ainda mais especial e de visita obrigatória, tal como o parque que foi inaugurado na mesma altura e que recebe o nome Paulo Gonçalves.
Já se completaram mais de quatro anos desde que o piloto nos deixou fisicamente, mas as suas memórias e feitos vão continuar connosco e esta singela homenagem reforça isto mesmo.
Fotos: Alexandre Carvalhais
Veja também: Paulo Gonçalves: carreira e homenagem
Caso pretenda assistir à cerimónia na íntegra, incluindo religiosa, a cargo do Pe. Delfim Fernandes, as palavras de Paulo Maria, artista, fotógrafo e jornalista que idealizou a obra, o testemunho dos filhos Érica e Rúben ou do Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, entre outros, sugere-se a visualização do vídeo produzido pela TV Esposende: