A apresentação de António Maio
Somando no seu currículo quatro participações no Rali Dakar e sete títulos de Campeão Nacional nas duas rodas, António Maio revela a grande mais-valia deste novo equipamento de proteção nas missões dos militares da GNR, afirmando:
Este equipamento é uma grande evolução em termos de proteção dos motociclistas da Guarda Nacional Republicana. Mas, acima de tudo, a grande novidade é a utilização do colete airbag que, através de um mecanismo eletrónico que se aciona em caso de queda, minimiza os danos que possam advir de um sinistro.
A Guarda Nacional Republicana vai utilizar estes coletes já no próximo mês de agosto na Volta a Portugal em Bicicleta. Um evento que vai servir como um teste para este equipamento. A minha experiência a nível de competição e sendo um utilizador deste tipo de colete no rali Dakar, que é um requisito nestas provas, fez com que pudesse colaborar neste projeto de forma a demonstrar os efeitos benéficos que este equipamento tem. É uma grande mais-valia para os motociclistas da GNR poderem garantir maior segurança no seu desempenho em missões com a utilização de motociclos em serviço policial.
A Guarda Nacional Republicana é responsável pela fiscalização e ordenamento do trânsito em 97% da rede viária em Portugal continental. Por este motivo é essencial dispor de equipamentos viáveis para os seus efetivos no sentido de poderem contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária.
Com este equipamento de proteção, tecnologicamente evoluído, a GNR afirma-se como precursora na aplicação de tecnologia de ponta em prol da segurança física dos seus militares, que desenvolvem a sua atividade em veículos de duas rodas a motor.