Só este ano, a Garland Transport Solutions (GTS) já transportou 315 motos, tantas quanto as transportadas ao longo de todo o ano passado. Tendo em linha de conta este número e a carteira de encomendas, a empresa de transportes do Grupo Garland antecipa duplicar em 2019 o volume de viaturas transportadas face a 2018.
Recorde-se que a GTS lançou este serviço inovador em setembro de 2017 para responder às necessidades de alguns clientes que, fazendo deste um modo de vida, pretendiam um serviço que transportasse as suas motos para destinos estrangeiros.
Para tal, a empresa desenvolveu 20 plataformas especificamente preparadas para o transporte de motos e que permitiam movimentar outras tantas viaturas em simultâneo. Apenas um ano depois e face ao crescimento do negócio, a GTS quintuplicou a capacidade e, atualmente, pode transportar 100 motos ao mesmo tempo.
O serviço é requerido essencialmente por empresas para a importação de motos, na qual a GTS se especializou. A maioria dos clientes viaja de avião para diversas partes do mundo para participar em concentrações ou simplesmente em lazer e faz transportar as suas motos através da GTS.
Uma vez na cidade estrangeira de destino, os motards levantam as viaturas no centro logístico de um agente da Garland pré-combinado, onde as devolvem no final da estadia para as fazer regressar. O serviço tem também facilitado a compra de motos no estrangeiro por cidadãos portugueses.
Estes compram-nas online, contratam a GTS para transportar a viatura para Portugal e podem deixá-la armazenada num dos centros logísticos da Garland enquanto aguarda a sua legalização. “De uma forma geral o feedback dos clientes é muito positivo; temos vários grupos que viajaram connosco no ano passado, regressaram este ano e já falam em projetos para o próximo ano”, observa Sérgio Freitas, national director planning & execution da GTS.