A Gala dos Campeões Nacionais de Motociclismo 2025, prestou homenagem aos pilotos, equipas e marcas que estiveram em destaque neste ano desportivo. Nesta ocasião, foram também reconhecidos os Top Riders, bem como os membros de Seleções Nacionais e os Campeões da Europa.

Homenagem na Gala dos Campeões FMP 2025
No passado fim de semana, a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) manteve a sua tradição. Com efeito, ao cabo de mais uma época desportiva, a FMP organizou o tradicional encontro no Casino Estoril. Desta forma, a Gala reuniu pilotos, representantes de marcas, equipas e imprensa. Além disso, juntou membros de comissões, órgãos sociais da FMP e representantes de entidades oficiais. Entre estas, destacam-se a Confederação do Desporto de Portugal e o Comité Olímpico de Portugal. O principal propósito deste evento foi homenagear os Campeões Nacionais de Motociclismo da temporada de 2025. Para além disso, a FMP reconheceu os pilotos que integraram as Seleções Nacionais e os Campeões da Europa. Igualmente importantes foram os ‘Top Riders’, que representaram Portugal ao mais alto nível em Campeonatos do Mundo de Motociclismo.

Gala dos Campeões Nacionais: noite mágica
A Gala iniciou-se com o discurso de boas-vindas do Presidente da FMP, Armando Vieira Marques. Depois, os primeiros a subir ao palco do Salão Preto & Prata foram os pilotos portugueses Campeões da Europa de Bajas. Assim, subiram David Megre (Motos), Rodrigo Alves (Quads) e André Carita (SSV). Adicionalmente, o Presidente do Moto Clube do Porto subiu para receber o troféu. Este prémio premeia o Vencedor do FIM World Touring Motorcycle Challenge, conquistado pelo MCP. De seguida, a cerimónia acolheu os Top Riders: Ruben Ferreira e Joana Gonçalves (Mundial de Enduro) e Madalena Simões (WCR). Juntaram-se a estes Tomás Alonso (Mundial SSP300) e Diogo Vieira. Diogo Vieira foi representado pela sua mãe, isto porque o piloto estava a participar na prova de abertura do Mundial de Super Enduro naquela mesma noite. Ainda no palco, esteve Pedro Nuno Barbosa (Mundial de Resistência). Contudo, Miguel Oliveira e Sheridan Morais não marcaram presença.

Mais tarde, antes do jantar, os membros das várias Seleções Nacionais ou os seus representantes subiram ao palco. Apesar de algumas ausências registadas, foram citados:
António Lopes, António Silva e Paulo Marques (Enduro Vintage).
Ruben Ferreira, Luís Oliveira, Bruno Charrua e Frederico Rocha (ISDE Sénior).
Luís Pinto, Francisco Leite e Gonçalo Jesus (ISDE Júnior).
Filipe Sá, João Silva e Paulo Gonçalves (Trial das Nações, classe Internacional).
Rita Vieira e Martim Garcia (Trial das Nações Challenge).
David Dias, Afonso Cruz e Nuno Rego Jr. (Supermoto das Nações Júnior).
Por fim, Tiago Tomé e Tomás Santos (MotoMini World Series).
O encerramento
Finalmente, após os convidados desfrutarem de um agradável jantar, o apresentador, chamou os respetivos presidentes das comissões. Além deles, alguns convidados foram chamados para a entrega dos troféus e diplomas de Campeão Nacional. Dessa forma, estes galardões chegaram às marcas, equipas e pilotos que se consagraram como os melhores na temporada que terminou. Em conclusão, depois de cada modalidade ter visto os seus Campeões reconhecidos, todos os galardoados voltaram ao palco. Assim, no Salão Preto & Prata, posaram para a tradicional foto de família que encerrou a Gala dos Campeões 2025.
Sem dúvida, este foi um momento que todos os presentes irão lutar para replicar no fim da próxima época desportiva!


