O Crossódromo Internacional das Lajes em Fernão Joanes, Guarda, recebeu pela primeira vez uma ronda do Campeonato da Europa de Motocross para as classes de iniciação, 65 e 85 cc, num fim de semana repleto de ação que incluiu também a terceira prova do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.
Num dia perfeito de sol, com uma grande afluência de público, a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes organizou um evento exemplar, garantindo uma excelente jornada de Motocross para todos os presentes.
No Campeonato da Europa EMX65, Francisco Fernandes e Guilherme Gomes, da equipa Motos VR Yamaha, destacaram-se. Na primeira manga, Fernandes, atual líder do Nacional da categoria, terminou em 5º lugar, enquanto Gomes ficou em 11º. Na segunda manga, Gomes teve uma exibição notável, alcançando o 2º lugar, a apenas 6,5 segundos do vencedor, o francês Liam Morette, com Fernandes a completar o pódio. Assim, Fernandes conseguiu o 3º lugar na geral, atrás do espanhol Iñaki Tolosa e de Morette, com Gomes a terminar em 4º.
No EMX85, a representação portuguesa enfrentou uma forte concorrência de Espanha, França e Itália. Rafael Leonardo (GasGas), líder do Nacional de 85 cc, foi o melhor português, ficando em 14º na geral, seguido por Duarte Pinto em 17º. Gustavo Pitschieller (KTM) somou 5 pontos no Europeu com um 19º e um 18º lugar. Bernardo Caiado (GasGas) terminou duas vezes em 20º, enquanto Bruno Silva (Yamaha) e Dinis Neto (KTM) não pontuaram.
Entretanto, no Campeonato Nacional de Motocross, Luís Outeiro (Yamaha) em MX1 e Sandro Lobo (Yamaha) em MX2 dominaram, vencendo ambas as mangas das respetivas categorias. Outeiro superou Bruno Charrua (GasGas) em ambas as corridas, com Afonso Gomes e Henrique Benevides alternando nos 3º e 4º lugares. Outeiro lidera agora o campeonato com 26 pontos de vantagem sobre Charrua.
Em MX2, Sandro Lobo manteve a sua série estável, vencendo a qualificação e as duas corridas, com Martim Espinho (GasGas) a ser o seu principal adversário. Pedro Rino ficou em 4º lugar, enquanto Abel Carreiro e Alex Almeida alternaram entre a 3ª e a 5ª posição. No MX125Jr, Tomás Santos (GasGas) venceu então a primeira manga, enquanto Gonçalo Cardoso (Husqvarna) venceu a segunda corrida e a geral.
Por fim, a próxima ronda do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa realiza-se em Vieira do Minho, a 19 de junho.
Para mais informações visite: www.fmp.pt