O Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes, acolheu no passado fim de semana o campeonato europeu de motocross 65 e 85cc, assim como a penúltima ronda do campeonato nacional nas classes maiores. O regresso de Hugo Basaúla aos triunfos deixou a luta pelo campeonato totalmente indefinida.
Nas 65, o espanhol António Gallego foi o vencedor de ambas as mangas, com o francês Mathis Valin a ser segundo na primeira corrida e terceiro na segunda por troca com o também espanhol Francisco Garcia, que assim secundou o seu compatriota na frente do gaulês. Gallego com esta dupla vitória assumiu o comando do campeonato por troca com o ausente Ferruccio Zanchi.
Entre os portugueses, Sandro Lobo foi quinto classificado (quarto na primeira manga e sexto na segunda), Igor Amorim foi oitavo na classificação final, Martim Espinho o 11.º e Tomás Santos o 13.º. Martim Palma terminou em 17.º e Guilherme Esteves em 18.º.
Nas 85, a vitória sorriu ao britânico Eddie Jay Wade. Nos portugueses, Pedro Rino foi quem obteve a melhor classificação, concluindo na 25.ª posição. Alex Almeida foi o 27.º e Andria Sousa a 28.ª. Fábio Costa foi 30.º colocado.
No campeonato nacional, foi Bruno Charrua quem venceu pela quinta vez este ano entre os juniores. Na classe maior, Hugo Basaúla regressou ao lugar mais alto do pódio de MX1.