Iniciou-se no fim de semana passado, nos dias de 22 e 23 de fevereiro, na pista do Granho, a primeira prova do Campeonato Nacional de Motocross 2025, prova que contou com a presença de mais de uma centena de pilotos nas várias classes instituídas. Tomás Santos, piloto oficial Triumph, alinhou na Classe MX2 com a sua Triumph TF250X, tendo obtido no compto das duas mangas disputadas na tarde de domingo, o 4º lugar à geral, tendo disputado sempre os lugares da frente, após arranques bem conseguidos em ambas as mangas.Tomás Santos, Campeão Nacional da Classe MX125 Junior em anos consecutivos de 2023 e 2024, subiu este ano de escalão, estando a participar por primeira vez na Classe MX2 como piloto oficial da equipa Triumph Racing, marca britânica que decidiu apostar em Portugal no jovem piloto de Tomar para participar no Campeonato Nacional de MX deste ano.
Os treinos cronometrados, durante o dia de sábado, correram de acordo com as
expectativas, tendo o Tomás conseguido um excelente 4º tempo com uma volta rápida no 1.43.325. Já na manga de qualificação, Tomás optou por ensaiar diferentes trajetórias e apesar de ter rodado rápido não evitou algumas quedas no decorrer da mesma, realidade que o deixou na 11ª posição. Também no WarmUp na manhã de domingo Tomás voltou a marcar novamente a 11ª posição realidade que deixava alguma apreensão para as duas mangas que se iriam disputar da parte da tarde.
A equipa e o próprio piloto mostraram o seu entusiasmo pelo bom resultado alcançado e começou-se logo a pensar e a preparar a estratégia para a segunda manga que iria ser disputada cerca de 3h depois. A segunda manga foi sensivelmente idêntica, com o Tomás a fazer novamente um excelente arranque e a rodar logo na 3ª posição durante a primeira volta. Porém o
desgaste físico acumulado da primeira manga começou a manifestar-se no jovem piloto, tendo no início conseguido o excelente tempo por volta de 1.40.065, quase 3s menos que o seu tempo nos treinos cronometrados, Tomás Santos foi perdendo ritmo e terminou a segunda manga no 5º lugar tendo alcançado na classificação geral, no acumulado das duas mangas, um honroso 4º lugar.
A próxima prova do Nacional terá lugar em Vieira do Minho, nos dias 8 e 9 de Março, sendo certo que o piloto #247, Tomás Santos, e a sua Triumph TF250 X, irão estar ao melhor nível para mais uma vez disputar os lugares de topo na classificação da Classe MX2.