fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esta é a nova BMW R 1200 GS Rambler

Redação Por Redação
12 Janeiro, 2017
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A R 1200 GS Rambler é uma moto de aventura de 1200cc, super ligeira, motor boxer de refrigeração líquida e peso abaixo dos 200 Kg. O nome de código do modelo, K199, deu o mote ao objetivo final, para que o peso de 199 Kg a cheio não fosse ultrapassado. O resultado foi uma das mais leves conversões da R 1200 GS de sempre, uma interpretação moderna da BMW HP2.

A moto tem aspeto desportivo e que demonstra a proximidade entre os departamentos de touring e off road na Touratech. Não se trata meramente de um estudo teórico, mas sim um protótipo pronto a ser usado e com excelentes prestações fora de estrada, tal como o CEO da Touratech.

Herbert Schwarz testou exaustivamente nas paisagens deslumbrantes e únicas da Ilha de São Miguel nos Açores, onde foi feito também o vídeo oficial de apresentação da moto e que demonstra as capacidades técnicas e tecnológicas da equipa de desenvolvimento de produto da Touratech. A Rambler foi desenvolvida em total coordenação entre a Touratech e a BMW Motorrad, foram construídos dois protótipos nas cores de ambas as marcas, um em amarelo e preto e outro em azul, branco e vermelho. O desenho e os moldes em barro de moldar, foram executados pela TT-3D em Murnau, ao passo que os componentes técnicos foram fabricados pela Touratech em Niedereschach.

A Touratech usou um pequeno truque, a combinação do motor e caixa de uma R 1200 R Roadster, com a transmissão da GS, dando à Rambler uma resposta ainda mais direta e cheia de binário do boxer de 125 cavalos. Outra razão para o uso da ciclística da Roadster foi o facto deste modelo já usar de série uma suspensão frontal invertida.

Com a suspensão a cargo da Touratech Suspension, o boxer é extremamente estável, mesmo a velocidades elevadas. O recurso a materiais e tecnologias modernas como o tubo alumínio super leve conjugado com fibra de carbono das “carenagens” da moto e a bateria de iões de lítio que poupa muitos quilos à moto, baixando o peso do conjunto, comparado com a moto de origem, em quase 50 Kg, o que a torna incrivelmente ágil.

Depois de removidas as carenagens e todos os apoios e fixações que não eram necessárias, o quadro foi reforçado para o uso em todo o terreno. Foi montada uma caixa de filtro de ar em carbono e plástico reforçado (CFRP) e montadas barras de proteção. Por trás da caixa foi montado um depósito de combustível de alumínio de 16,2 litros, que também faz parte do subquadro. A capacidade total de combustível são 18 litros, pois há um depósito de plástico auxiliar, que contém a bomba de combustível, que leva mais 1,2 litros. O Banco é muito estreito, desenvolvido pela TT-3D, com um novo processo que não necessita de uma base, sendo por isso é muito leve.

Outra característica exclusiva da Rambler é o travão frontal, uma unidade leve e de mono disco, como nas motos de enduro, mas que tem na mesma o sistema ABS. Para levar sem problema a Rambler para terrenos de todo o tipo, o motor tem uma proteção em carbono feita à medida para a moto.

Modificações e materiais usados:
• Caixa de filtro de ar: fibra de carbono reforçada com plástico com filtro de ar original (Touratech / TT-3D)
• Carenagens: construção em tubo de alumínio (Touratech)
• Depósito: alumínio, paredes laterias rebaixadas, capacidade de 16,2L (Touratech / TT-3D)
• Bomba de combustível: num depósito de plástico separado (1.8 l) debaixo do depósito peincipal
• Banco: banco de enduro rally feito de espuma PU (Touratech / TT-3D)
• Quadro: removidas todas as montagens e fixações desnecessárias
• Subquadro traseiro: alumínio com estrutura de suporte parcial (Touratech)
• Guiador e bombas: Guiador Magura TX, bombas de travão e embraiagem leves e de alta performance (Magura HC3)
• Mesas de direcção: XTRIG feitas à medida
• Veio de direcção: alumínio tubular (Touratech)
• Travões: frente: 1 x disco de Ø 300 mm; trás: 1 x disco de Ø 276 mm
• Cabos de travão: malha de aço (Stahlflex)
• Suporte de matrícula e luzes traseiras: plástico (Touratech / TT-3D)
• Luz traseira: BMW R nineT
• Farol frontal: BMW G 450 X
• Piscas: BMW R 1200 GS
• Sistema de escape Enduro: em titânio e fibra de carbono reforçada a plástico, feito à medida pela Akrapovič
• Suporte da ponteira: alumínio (Touratech)
• Bateria: iões de lítio 12 V, 4.6 Ah
• Carenagem traseira: fibra de carbono reforçada a plástico (Touratech / TT-3D)
• Rodas: aros Haan Excel (feitas à medida) com pneus Metzler Karoo 3 frente: 21 x 2.15 – 90/90 R21, traseira: 17 x 4.24 com 150/70 R17.
• Proteção de motor: fibra de carbono reforçada a plástico (Touratech / TT-3D)
• Guarda lamas: fibra de carbono reforçada a plástico (Touratech / TT-3D)
• Suspensão traseira: amortecedor traseiro feito à medida Touratech Suspension (modelo Extreme com 200 mm de curso)
• Suspensão frontal: forquilha original BMW F 800 GS Adventure com interior Touratech Suspension Extreme (230 mm de curso)
• Poisa-pés: peseiras de titânio, suporte e proteção de alumínio

Veja as fotografias e o vídeo abaixo!





Tags: BMW R1200GS Rambler

RELACIONADOS

Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona
Notícias

Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona

Marc Márquez inaugurou um novo concessionário da Ducati Barcelona em Sant Quirze del Vallès. O piloto do Ducati Lenovo...

Por Redação
4 Junho, 2025
Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira
Notícias

Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira

Mesmo que nunca tenha visto o clássico filme de ficção científica Akira, é quase certo que conhece uma das...

Por Redação
4 Junho, 2025
Mercado de motos cai em maio
Notícias

Mercado de motos cai em maio

O mercado de duas rodas e triciclos registou um decréscimo de 10,6 por cento no período acumulado de Janeiro...

Por Redação
4 Junho, 2025
Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso
Notícias

Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso

Por qualquer razão, Mercúrio retrógrado ou outra qualquer influência planetária, os Deuses testaram as vontades e a paciência dos...

Por Redação
3 Junho, 2025
Próximo Post
AJP PR7: A aventura começou

AJP PR7: A aventura começou



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt