Há motas personalizadas que fazem todo o sentido, e depois há motas como esta: uma Triumph Speed Triple 1200 RR sobrealimentada com nada menos que 400 CV. Será que faz sentido?
Comecemos pela mota base. A Triumph Speed Triple 1200 RR já é uma “arma” absoluta e é, sem dúvida, a máquina mais excitante da marca, com um motor de três cilindros em linha de 180 CV e 1.160 cc.
É rápida, afinada e tão refinada como só as motos desportivas britânicas podem ser. Então porque é que, em nome de tudo o que é sensato, alguém lhe colocaria um um turbo volumétrico e aumentaria a potência para uns insanos 400 CV?
A Thornton Hundred Motorcycles, uma loja sediada no Reino Unido, especializada na construção de motas personalizadas topo de gama, é a culpada. A empresa olhou para a Speed Triple RR e pensou: “Sabes do que é que ela precisa? A capacidade de assustar os pilotos de caça”.
O resultado é esta criação completamente louca, com um supercompressor Rotrex C30, um braço oscilante de alumínio personalizado 180 mm mais comprido do que o original e um depósito de metanol de 5 litros integrado no braço oscilante para o sistema de injeção de água/metanol.
Depois há o aspeto. Como se os 400 CV não fossem suficientes, também vem equipada com uma carroçaria em fibra de carbono, aerodinâmica adaptável e jantes leves em carbono. Tem toda a agressividade de um protótipo de MotoGP e, para além disso, é totalmente legalizada na rua.Quem é que quereria uma coisa destas? Alguém que se ri na cara da razão. Alguém que vê uma moto desportiva bem afinada e pensa: “Mais potência, mais velocidade, mais emoção”.
E a melhor parte? Esta moto pode ser sua. A Thornton Hundred está a vendê-la por £55.000, o que se traduz em cerca de 65.400 euros. É muito dinheiro, mas quando se considera o nível de engenharia, a loucura da construção e o direito de se gabar de ter uma mota com 400 CV, o preço quase que começa a fazer sentido.
É certo que não existe uma explicação lógica para esta criação, nem uma justificação no mundo real, e certamente nenhum argumento sensato para alguém a conduzir. E, no entanto, estamos contentes por ela existir. Porque as motas, na sua essência, não têm nada a ver com lógica. Trata-se de paixão e de ultrapassar os limites. Nesse sentido, esta Speed Triple RR sobrealimentada é perfeita.



