fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esta é a primeira mala keyless por indução do mundo

Redação Por Redação
9 Junho, 2025
em Equipamentos
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A NAD, o grupo industrial ao qual pertence a SHAD, em colaboração com a Yamaha, desenvolveu a primeira mala para motociclos com tecnologia keyless baseada em indução — um marco que redefine a forma como os acessórios se ligam às motos. Esta inovação estreia-se na nova Yamaha Tracer 9 GT e representa um salto qualitativo em termos de funcionalidade, comodidade e segurança.

SHAD

A maioria das soluções keyless atualmente disponíveis no mercado ligam a unidade de controlo da mota à mala através de cabos ou super conectores. A novidade apresentada pela NAD é a utilização de uma tecnologia chamada WPT (Wireless Power Transfer), na qual, por proximidade, duas placas (um emissor e um recetor) transferem energia sem qualquer contacto metálico.

Com esta tecnologia, evitam-se potenciais problemas de ligação provocados pela água, humidade, sujidade ou desgaste dos conectores. Além disso, permite montar e desmontar as malas com maior facilidade, uma vez que não existe qualquer tipo de cablagem ou conetor.

Esta transferência de energia permite abrir e fechar a mala, bem como disponibilizar luz de cortesia ou uma porta de carregamento USB. Para além disso, caso a mota comece a circular sem que as malas estejam devidamente fechadas, a unidade de controlo envia um sinal para que estas se fechem automaticamente assim que a mota ultrapasse os 10 km/h. O principal desafio tecnológico enfrentado pela NAD estava relacionado com o tempo necessário para que o emissor e o recetor se emparelhassem. Inicialmente, esse tempo era considerado excessivo para os objetivos do projeto, situando-se nos cinco segundos. Graças ao redesenho do software, conseguiu-se reduzir este processo para apenas 0,6 segundos, tornando o emparelhamento praticamente instantâneo e melhorando significativamente a experiência do utilizador.

SHAD

Neste projeto esteve envolvida uma equipa de engenheiros mecânicos e eletrónicos da NAD, que investiu cerca de 4.000 horas de trabalho e percorreu mais de 10.000 km em testes. Todos os componentes foram também certificados internacionalmente para a sua industrialização e comercialização. Desta forma, foram superados os desafios ao longo dos quatro anos necessários para desenvolver a mota e os seus acessórios. Atualmente, a NAD participa em vários projetos relacionados com eletrónica aplicada a malas, o que a posiciona como uma referência no desenvolvimento e implementação deste tipo de tecnologia a nível mundial.

Tags: destaqueNADRevista Motosshad

RELACIONADOS

Novo blusão Swiftblade REV´IT refresca no verão
Equipamentos

Novo blusão Swiftblade REV´IT refresca no verão

O novo Blusão Swiftblade é um modelo ventilado que combina têxtil e pele, especialmente desenhado para os dias quentes...

Por Redação
25 Julho, 2025
Novas botas KICK para moto foram inspiradas nos skates
Equipamentos

Novas botas KICK para moto foram inspiradas nos skates

No cruzamento onde motociclistas e skaters se encontram, todos os sinais apontam para as Kick. O design harmonioso destas...

Por Redação
18 Julho, 2025
Novo intercomunicador LS2 da Spectrum
Equipamentos

Novo intercomunicador LS2 da Spectrum

A LS2, líder mundial em segurança e inovação para motociclistas, desenvolveu o novo intercomunicador Spectrum, desenvolvido em conjunto com...

Por Redação
18 Julho, 2025
Edição especial Stuart HJC V10 Minions chega já este mês
Equipamentos

Edição especial Stuart HJC V10 Minions chega já este mês

HJC Helmets, em colaboração com a Universal Products & Experiences, anunciou o próximo lançamento de um novo capacete Stuart...

Por Redação
17 Julho, 2025
Próximo Post
A nova Aprilia Tuono 457 já chegou a Portugal

A nova Aprilia Tuono 457 já chegou a Portugal



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt