Já é oficial e uma excelente notícia e divulgada pela FIM! O próprio CEO do AIA (Autódromo Internacional do Algarve), Paulo Pinheiro, confirmou a novidade e apresentou algumas das razões para esta informação.
Assim, o AIA foi o circuito escolhido para receber a abertura do Campeonato do Mundo de MotoGP™, entre os dias 24 e 26 de março de 2023.
Que tem de especial ser a abertura da temporada no nosso país?
A última vez que a primeira prova da temporada tinha sido na europa foi no já longínquo ano de 2006. Daí para a frente, por norma, a abertura costuma ser quase do outro lado do mundo na Austrália e, mais recentemente em Losail, no Qatar, cujo circuito está em obras.
Termos a primeira corrida da temporada em terras lusas, numa altura em que ainda nem sequer existe um calendário definido para as restantes provas, é um motivo de satisfação e orgulho para o nosso país.
Pode ter a ver com o nosso clima ameno, a localização geográfica privilegiada, os custos relativamente contidos do alojamento, alimentação ou o facto de a montanha-russa de Portimão ser realmente um circuito especial. Palpito que tenha a ver com todos esses fatores.
Por outro lado, importa ter presente que a realização da prova em março, tradicionalmente época baixa no Algarve (a Páscoa em 2023 será de 7 a 9 de abril) terá uma importância enorme para a região e para o país: será certamente aqui que vão ser realizados muitos testes de pré-época, bem como as apresentações de muitas equipas, o que nos coloca ainda mais no foco da ação.
Resumindo, estão reunidos os principais ingredientes para termos uma grande festa motociclista ainda durante o mês de março, como que a saudar a chegada da primavera! Veremos se o “nosso” Miguel Oliveira continua a fazer parte da caravana mundialista e nos pode dar outra alegria, como aconteceu em 2020!
Se está a pensar em ir assistir, nós estamos, não se atrase na aquisição do seu bilhete ou mesmo no site oficial do MotoGP, cujos preços vão dos 49,5€ aos 139,5€. É garantido que muita gente, nomeadamente estrangeiros, vai aproveitar para rumar ao Algarve nessa altura e é possível que os bilhetes esgotem antes da prova!
Texto: Pedro Pereira