fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E 35 mil dólares por esta Ducati com o selo de Ayrton Senna?

Redação Por Redação
1 Abril, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Algumas motas são rápidas, outras são bonitas e outras têm uma história que as torna lendárias. A Ducati 916 Senna Mk3 representa todas as três. Para muitos, não é apenas mais uma superbike, mas a mais bela moto alguma vez criada. Desenhada por Massimo Tamburini, a 916 foi nada menos do que uma revolução na estética das motos.

Quando foi lançada em 1994, esta Ducati fez com que todas as outras motos desportivas parecessem antiquadas. A sua carenagem minimalista, o escape por baixo do assento e a carenagem traseira esculpida deram-lhe um aspeto agressivo mas inegavelmente elegante. Ainda hoje, 30 anos depois, continua a parecer uma obra-prima.

Ducati 1


Mas a 916 não era apenas um exercício estético, ela apoiava o seu estilo transgressor com um elevado desempenho, ao nível das melhores motos desportivas da época.

Por baixo da carroçaria da moto italiana encontra-se um motor L-twin de 916 cm3 refrigerado a líquido que produz 114 cv. Pode não parecer muito em comparação com as superbikes modernas, mas nos anos 90 era um foguetão.

Leia também: Cursos DRE Ducati oferece experiências adaptadas a cada estilo

O quadro tubular assegurava um chassis leve, enquanto a suspensão Öhlins e os travões Brembo proporcionavam uma manobrabilidade e potência de travagem de primeira classe. E não nos esqueçamos das jantes Marchesini, que reduziam o peso não suspenso para melhorar ainda mais a agilidade.
Mas o que torna esta versão do 916 ainda mais especial é o nome: Senna. As edições Senna da 916 nasceram de uma profunda amizade entre o então proprietário da Ducati, Claudio Castiglioni, e Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.

Ducati 2

Senna não era apenas um fã da Ducati, mas um verdadeiro entusiasta. Chegou mesmo a possuir uma Ducati 851 e manteve uma relação próxima com a marca italiana.

Antes da sua trágica morte em 1994, Senna apoiou pessoalmente uma edição limitada da 916 que levaria o seu nome. Castiglioni assegurou que o projeto fosse para a frente, com as receitas de cada venda a reverterem a favor do Instituto Ayrton Senna, uma instituição de caridade dedicada a ajudar crianças desfavorecidas no Brasil.

Entre 1995 e 1998, foram produzidas três versões do 916 Senna, sendo que apenas 300 exemplares de cada modelo foram construídos.

Tags: Ayrton SennadestaqueDucatiRevista Motos

RELACIONADOS

As caras do Monte Gordo Sand Race
Competição

As caras do Monte Gordo Sand Race

Está prestes a arrancar a edição de 2025 da Monte Gordo Sand Race, jornada do Campeonato do Mundo de Corridas em Areia....

Por Fernando Neto
14 Novembro, 2025
183.000 nas bancadas do AIA!
Competição

183.000 nas bancadas do AIA!

O GP de Portugal voltou a bater um novo recorde de público nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve....

Por Fernando Neto
13 Novembro, 2025
SYM lança campanha para os seus modelos de 125cc
Motomais

SYM lança campanha para os seus modelos de 125cc

A SYM Portugal lançou a campanha “O teu momento 125 chegou”, uma iniciativa que assinala o final de ano...

Por Fernando Neto
13 Novembro, 2025
Luvas BMW GS Rallye GTX
Equipamentos

Luvas BMW GS Rallye GTX

As luvas GS Rallye GTX foram concebidas para responder às exigências da condução, tanto em aventura como em turismo,...

Por Fernando Neto
12 Novembro, 2025
Próximo Post
Campanha “Cinto-me Vivo” na estrada entre 1 e 7 de abril

Campanha “Cinto-me Vivo” na estrada entre 1 e 7 de abril



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt