Algumas motas são rápidas, outras são bonitas e outras têm uma história que as torna lendárias. A Ducati 916 Senna Mk3 representa todas as três. Para muitos, não é apenas mais uma superbike, mas a mais bela moto alguma vez criada. Desenhada por Massimo Tamburini, a 916 foi nada menos do que uma revolução na estética das motos.
Quando foi lançada em 1994, esta Ducati fez com que todas as outras motos desportivas parecessem antiquadas. A sua carenagem minimalista, o escape por baixo do assento e a carenagem traseira esculpida deram-lhe um aspeto agressivo mas inegavelmente elegante. Ainda hoje, 30 anos depois, continua a parecer uma obra-prima.

Mas a 916 não era apenas um exercício estético, ela apoiava o seu estilo transgressor com um elevado desempenho, ao nível das melhores motos desportivas da época.
Por baixo da carroçaria da moto italiana encontra-se um motor L-twin de 916 cm3 refrigerado a líquido que produz 114 cv. Pode não parecer muito em comparação com as superbikes modernas, mas nos anos 90 era um foguetão.
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O quadro tubular assegurava um chassis leve, enquanto a suspensão Öhlins e os travões Brembo proporcionavam uma manobrabilidade e potência de travagem de primeira classe. E não nos esqueçamos das jantes Marchesini, que reduziam o peso não suspenso para melhorar ainda mais a agilidade.
Mas o que torna esta versão do 916 ainda mais especial é o nome: Senna. As edições Senna da 916 nasceram de uma profunda amizade entre o então proprietário da Ducati, Claudio Castiglioni, e Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.

Senna não era apenas um fã da Ducati, mas um verdadeiro entusiasta. Chegou mesmo a possuir uma Ducati 851 e manteve uma relação próxima com a marca italiana.
Antes da sua trágica morte em 1994, Senna apoiou pessoalmente uma edição limitada da 916 que levaria o seu nome. Castiglioni assegurou que o projeto fosse para a frente, com as receitas de cada venda a reverterem a favor do Instituto Ayrton Senna, uma instituição de caridade dedicada a ajudar crianças desfavorecidas no Brasil.
Entre 1995 e 1998, foram produzidas três versões do 916 Senna, sendo que apenas 300 exemplares de cada modelo foram construídos.
