fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E 35 mil dólares por esta Ducati com o selo de Ayrton Senna?

Redação Por Redação
1 Abril, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Algumas motas são rápidas, outras são bonitas e outras têm uma história que as torna lendárias. A Ducati 916 Senna Mk3 representa todas as três. Para muitos, não é apenas mais uma superbike, mas a mais bela moto alguma vez criada. Desenhada por Massimo Tamburini, a 916 foi nada menos do que uma revolução na estética das motos.

Quando foi lançada em 1994, esta Ducati fez com que todas as outras motos desportivas parecessem antiquadas. A sua carenagem minimalista, o escape por baixo do assento e a carenagem traseira esculpida deram-lhe um aspeto agressivo mas inegavelmente elegante. Ainda hoje, 30 anos depois, continua a parecer uma obra-prima.

Ducati 1


Mas a 916 não era apenas um exercício estético, ela apoiava o seu estilo transgressor com um elevado desempenho, ao nível das melhores motos desportivas da época.

Por baixo da carroçaria da moto italiana encontra-se um motor L-twin de 916 cm3 refrigerado a líquido que produz 114 cv. Pode não parecer muito em comparação com as superbikes modernas, mas nos anos 90 era um foguetão.

Leia também: Cursos DRE Ducati oferece experiências adaptadas a cada estilo

O quadro tubular assegurava um chassis leve, enquanto a suspensão Öhlins e os travões Brembo proporcionavam uma manobrabilidade e potência de travagem de primeira classe. E não nos esqueçamos das jantes Marchesini, que reduziam o peso não suspenso para melhorar ainda mais a agilidade.
Mas o que torna esta versão do 916 ainda mais especial é o nome: Senna. As edições Senna da 916 nasceram de uma profunda amizade entre o então proprietário da Ducati, Claudio Castiglioni, e Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.

Ducati 2

Senna não era apenas um fã da Ducati, mas um verdadeiro entusiasta. Chegou mesmo a possuir uma Ducati 851 e manteve uma relação próxima com a marca italiana.

Antes da sua trágica morte em 1994, Senna apoiou pessoalmente uma edição limitada da 916 que levaria o seu nome. Castiglioni assegurou que o projeto fosse para a frente, com as receitas de cada venda a reverterem a favor do Instituto Ayrton Senna, uma instituição de caridade dedicada a ajudar crianças desfavorecidas no Brasil.

Entre 1995 e 1998, foram produzidas três versões do 916 Senna, sendo que apenas 300 exemplares de cada modelo foram construídos.

Tags: Ayrton SennadestaqueDucatiRevista Motos

RELACIONADOS

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
BMW Motorrad apresenta a BMW Concept RR
Notícias

BMW Motorrad apresenta a BMW Concept RR

A BMW Motorrad revelou no prestigiado Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em Itália, a nova BMW Motorrad Concept RR, um...

Por Redação
26 Maio, 2025
Próximo Post
Campanha “Cinto-me Vivo” na estrada entre 1 e 7 de abril

Campanha “Cinto-me Vivo” na estrada entre 1 e 7 de abril



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt