A Multistrada V4 Pikes Peak ganha forma em torno da plataforma da Multistrada V4 : em que a performance, suavidade de funcionamento e fiabilidade oferecida pelo motor V4 Granturismo, juntamente com o peso contido, facilidade de manobra, conforto para condutor e passageiro, equipamento e eletrónica de topo, a serem pedras basilares da família Multistrada V4.
Tendo como ponto de partida estas sólidas fundações, a nova V4 Pikes Peak foi desenvolvida com a introdução de alterações significativas em termos de definições da ciclística, ergonomia premium e controlos eletrónicos, bem como numerosos componentes dedicados, que dão à moto uma atitude distintamente desportiva em comparação com a Multistrada V4. A Ducati, uma vez mais, promete deliciar uma vasta faixa de clientes que procuram a mais pura performance dentro do universo das motos ‘dual’.
No que respeita a ciclística, a nova Multistrada V4 Pikes Peak é parte da revolução. Em relação à Multistrada V4 foi, de facto, revista de modo significativo. Primeiro que tudo, foi desenvolvida em torno da roda dianteira de 17”, que assegura ao condutor uma maior precisão e responsividade.
A nova máquina está equipada com pneus desportivos estradistas (medidas: 120/70 à frente; 190/55-17 atrás) e está equipada com jantes Marchesini em alumínio forjado, 2,7 kg mais leves que as da Multistrada V4, o que torna o comportamento dinâmico do veículo ainda mais eficaz e contribui para o valor total da redução de peso de 4 kg, em relação à Multistrada V4 S. Adicionalmente, a suspensão Öhlins Smart EC 2.0 também garante uma brilhante performance em condução desportiva, através do uso do modo “event based”, o mesmo adotado pela Panigale V4 S e Streetfighter V4 S, que ajusta automaticamente as definições de acordo com o estilo de condução do utilizador.
O quadro monocoque foi refrescado com o objetivo preciso de alcançar um diferente ângulo da coluna de direção (25.75° face aos 24.5° da Multistrada V4), para não mencionar que a geometria do trail e distância entre eixos foram recalibrados de acordo com os diferentes usos da moto.
A nova Ducati Multistrada V4 Pikes Peak está equipada com o motor mais potente da categoria, o admirado V4 Granturismo, conseguindo 170 cv com um binário máximo de 125 Nm às 8.750 rpm. Este motor, especificamente desenhado pela Ducati para a família Multistrada V4, resulta extremamente leve – apenas 66,7 kg – e compacto.
Graças a estas características, os engenheiros da Ducati criaram um equilíbrio sem compromissos para com uma perfeita centralização das massas. Com uma capacidade de 1160 cc, o motor V4 Granturismo assegura níveis de potência e binário no topo do seu segmento. Para além disto, o V4 Granturismo representa também uma referência em termos de versatilidade e fiabilidade, contando com intervalos de manutenção recordistas, com as verificações da folga das válvulas agendados para cada 60.000 km.