Três situações concretas
A Ducati escolheu trabalhar em três dos mais críticos e perigosos casos de acidente.
Assim, a Ducati levou a cabo o desenvolvimento da tecnologia juntamente com vários fornecedores, incluindo a Bertrandt para a parte de hardware e da Nfiniity para o sistema operativo e a criação de algoritmos. O protótipo nesta fase de desenvolvimento inclui um ecrã adicional na moto, no qual são mostrados sinais de aviso que alertam o motociclista de qualquer perigo.
O foco foi colocado no IMA (Intersection Movement Assist), quando uma moto, procedendo de uma rua movimentada, se aproxima de uma interseção de visibilidade reduzida à qual um carro está a chegar ao mesmo tempo, vindo de uma estrada secundária. Para tornar a situação ainda mais crítica, a Ducati optou por inserir um obstáculo fixo para obscurecer completamente a visão da moto, tanto para o condutor como para os sistemas auxiliares do carro. Neste caso, o sinal de perigo é exibido no painel do carro, assinalando a chegada da moto e sugerindo ao automobilista para abordar a interseção com grande precaução.
O LTA (Left Turn Assist), por seu lado, tem a ver com uma interseção em que tanto a moto como o carro circulam na mesma estrada mas em direções opostas, e o carro pretende virar à esquerda. Nesta situação a moto é menos visível do que um carro, mesmo através dos sistemas auxiliares, com o risco de não ser bem percetível para o automobilista que se aproxima. També neste caso, assim que o automobilista ativa o indicador de mudança de direção ao aproximar-se da interseção, é mostrado um sinal de alerta de tráfego da moto que se aproxima.
O DNPW (Do Not Pass Warning) é, por sua vez, o caso em que uma moto, numa fila, pretende ultrapassar um veículo longo que a precede e que, por sua vez, tem um carro à sua frente que quer virar à esquerda, não visível para o motociclista. Neste caso é o motociclista que vê exibido o sistema de alerta, assim que o sistema vê que tanto o carro como a moto ativaram o indicador de mudança de direção.