Na marca “vermelha” não há meias medidas, por isso para assegurar o título de SBK, lançam na EICMA uma especialissima besta de circuito, a Ducati Panigale V4 R.
Esta superbike foi pensada para render o melhor desempenho em circuito, desde a parte ciclística, passando pela aerodinâmica. Bem, é uma moto desenvolvida pela Ducati Corse, está tudo dito.
O motor é um V4 a 90º Desmosedici Stradale R com 998 cc que não tem nada a ver com o da V4 S de estrada.
O motor foi aligeirado e trabalhado internamente para render mais potência a alto regime e para subir de rotação de forma mais rápida. Com uma cambota 1,1 kg mais leve, mantém-se a injeção Twin Pulse e as bielas e válvulas de admissão em titânio.
Face ao motor da V4S é 2 kg mais leve. Mantêm-se as condutas de aspiração de longitude variável e a potência sobe aos…234 cv na sua versão Racing com escape e centralina de circuito.
As suspensões são Öhlins NPX25/30 e um monoamortecedor TTX36, ambos mecânicos. As jantes são uma Marchesini de alumínio forjadas e as pinças de travão dianteiras são da Brembo. Os pneus, uns Pirelli Diablo Supercorsa SP.