A terça-feira, 3 de dezembro, foi uma noite memorável para os milhares de entusiastas que se reuniram no Hall 29 da Bologna Fiere para a edição de 2024 do “Campioni in Festa”: um evento que há três temporadas se tornou um marco do melhor momento desportivo da Ducati.
O “Campioni in Festa” é um evento único, que foi criado com o objetivo de partilhar a paixão por este fantástico desporto com a localidade, os fãs, os entusiastas do Clube Oficial da Ducati e, de um modo mais geral, com todos os amantes do motociclismo. Uma oportunidade que a Ducati aproveita de uma posição privilegiada, podendo contar com um conjunto de técnicos e pilotos com poucos ao mesmo nível no mundo do desporto motorizado: o programa do show deste ano teve 14 pilotos de nível de topo com mais de 20 títulos mundiais subirem ao palco.
O evento comemorativo, gratuito para o público, foi precedido por uma festa exclusiva apenas para os funcionários da Ducati, uma oportunidade de partilhar e comemorar em conjunto um ano de grandes resultados. O segmento público do evento começou com um concerto da Ducati Band, um grupo musical formado há mais de 20 anos na Empresa por iniciativa de alguns funcionários, incluindo o atual Diretor Técnico da Ducati Corse Davide Barana no papel de guitarrista, que aqueceu o ambiente com uma performance cheia de energia e rock and roll. Depois, o comediante italiano Paolo Cevoli proporcionou momentos de descontração e risos com seu show, envolvendo o público com o seu estilo inconfundível.
A noite foi apresentada por Bárbara Pedrotti, que ditou o ritmo do espetáculo, chamando ao palco todos os principais protagonistas da temporada 2024, começando obviamente pelo CEO da Ducati, Claudio Domenicali , que sublinhou mais uma vez durante o seu discurso a eficácia do “Sistema Ducati”, uma forma especial de fazer as coisas característica da empresa sedeada em Bolonha, que tem provado ser bem sucedido tanto na competição como nas motos de produção em série.
O primeiro “Campione in Festa” a subir ao palco foi Alessandro Lupino, vencedor do título italiano de MX1 aos comandos do protótipo Desmo450 MX, que fez a sua estreia esta temporada dando início ao novo capítulo da Ducati no Motocross. Lupino foi acompanhado ao palco pelo nove vezes Campeão do Mundo de MX Tony Cairoli, pelo Diretor Técnico Off-Road da Ducati Corse Davide Perni e pelo Diretor Geral da Ducati Corse Off-Road Paolo Ciabatti . O discurso de Ciabatti representou o momento de transição entre a satisfação pelos resultados alcançados na primeira temporada e um olhar para o futuro e os desafios do Campeonato do Mundo MX 2025, que também será enfrentado contando com o talento dos novos pilotos Jeremy Seewer e Mattia Guadagnini, apresentados à família Ducati nesta ocasião.
Os holofotes voltaram-se depois para os sucessos da Ducati no Campeonato Mundial de motos derivadas de produção: WorldSBK e WorldSSP. Em palco estiveram Marco Zambenedetti, responsável pelo SBK Project Management, Daniele Casolari (Proprietário do Team Aruba.it Racing Ducati), Serafino Foti (Team Manager do Aruba.it Racing Ducati) e, sobretudo, os pilotos Álvaro Bautista, Nicolò Bulega e Adrián Huertas . Bulega e Bautista, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, na classificação geral do WorldSBK, foram aplaudidos pelo público, bem como o novo Campeão do WorldSSP Huertas, que teve a oportunidade de agradecer a todos pelo apoio recebido ao longo de toda a temporada para alcançar o objetivo final da vitória.
A secção dedicada ao MotoGP abriu com um convite para subir ao palco a Nadia Padovani (Team Principal Gresini Racing), Alessio Salucci (Team Principal VR46 Racing Team) e aos pilotos Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio e Michele Pirro (Ducati Official Test Rider). Imediatamente a seguir, a direção da Ducati Corse, Mauro Grassilli, Davide Barana e Davide Tardozzi reuniu-se perante a plateia, com Barbara Pedrotti, a convidar o Diretor Geral da Ducati Corse, Luigi Dall’Igna , para se juntar a eles para um discurso que incluiu um emocionante agradecimento mútuo com Paolo Campinoti, Team Principal da Pramac Racing, com quem terminará uma relação de trabalho de vinte anos no final do ano, culminando com a conquista do Título Mundial de Equipas de 2023 e do Título do Mundo de Pilotos de 2024.
Finalmente, o ponto alto do espetáculo chegou com os pilotos do “Quarteto Fantástico” Ducati, dominadores do Campeonato do Mundo de MotoGP com 19 vitórias em 20 corridas no total, o que despertou o entusiasmo do público. O atual campeão mundial Jorge Martín, o ídolo italiano Francesco “Pecco” Bagnaia juntamente com Marc Márquez e Enea Bastianini todos no palco, trocando perguntas e pontos de vista entre si, e recebendo a calorosa homenagem do público por uma temporada em que levaram a Desmosedici GP a um nível inimaginável.
A noite terminou com um enorme aplauso coletivo, símbolo do orgulho e da paixão que unem a comunidade Ducatista. A edição de 2024 do “Campioni in Festa” celebrou mais uma vez a excelência e o espírito agregador da Ducati, confirmando-se como um evento imperdível para todos os entusiastas do desporto motorizado.