A Ducati inaugura uma nova era para as suas motos bicilíndricas, revelando as novas Panigale e Streetfighter V2, as primeiras motos da gama a apresentar o novo Ducati V2.
A nova Panigale V2 e a nova Streetfighter V2 são as mais leves de sempre. Duas motos divertidas e de alta performance, tanto em pista como em estrada, graças ao ADN sportbike da Ducati e a uma abordagem de design completamente nova que gira em torno do motor V2 da Ducati, uma nova referência de compacidade e leveza entre os bicilíndricos de Borgo Panigale.
A Ducati Panigale V2 marca uma era de transição na história das motos bicilíndricas desportivas de Borgo Panigale, porque pela primeira vez foi concebida a partir de uma folha de papel em branco, e não simplesmente adotando o motor com uma cilindrada reduzida. É uma moto que retoma a tradição de modelos icónicos como a 748, a 848 e a 959, das quais mantém a sensação desportiva, mas acrescenta um carácter fácil de conduzir e de prazer na estrada.
A nova Panigale bicilíndrica é uma moto completamente redesenhada, que também graças ao novo motor Ducati V2 a 90° e ao quadro monocoque (pesando apenas 4 kg), se torna a Panigale mais leve de sempre: na verdade, tem menos 15 kg do que o modelo anterior na versão V2 S.
Leveza, intuição, esforço físico e psicológico reduzidos, uma generosa curva de entrega de potência em baixas rotações com uma extensão desportiva em altas rotações, um estilo e equipamento técnico dignos de uma verdadeira Ducati: estas são as principais características da nova Panigale V2.
A Ducati aplicou a Fight Formula à Panigale mais leve de sempre para criar a Streetfighter mais leve de sempre: uma emocionante moto naked na estrada e uma de alto desempenho em circuito. A fórmula é simples: motor de 890 cc, chassis Panigale V2, 175 kg de peso, guiador largo e alto, e sem carenagem que funcione como um filtro entre o piloto e as emoções da condução.
A nova V2 é a Streetfighter mais leve alguma vez criada pela Ducati (-18 kg em comparação com o modelo anterior) graças a um chassis baseado no quadro monocoque muito leve e no novo motor V2 a 90°. Uma moto ágil e ao mesmo tempo estável e rigorosa a altas velocidades, tão de alto desempenho como a anterior entre as curvas de uma pista, mas significativamente mais agradável e divertida na estrada e no uso diário.
Mais intuitiva de conduzir, animada e emocionante graças à leveza e binário do V2, capaz de dar ao condutor uma grande sensação desde o primeiro contacto, a nova Streetfighter é mais fiel do que nunca ao espírito da original.
O design da nova V2 confirma as características estilísticas típicas da família Streetfighter, eliminando a carenagem e destacando assim a base mecânica da moto superdesportiva da qual deriva. As massas concentram-se na frente, transmitindo uma imagem de atitude e dinamismo e sublinhando a compacidade do novo motor V2. O “visual” da frente, nítido e cheio de adrenalina, criado pela unidade de faróis Full-LED e pela DRL, é imediatamente reconhecível.
O depósito de combustível, o banco/traseira totalmente carenada e as jantes de liga leve são os mesmos da Panigale V2. Uma solução que realça o espírito desportivo da Streetfighter V2, mantendo as referências à tradição de competição da Ducati.
A Panigale V2 e a Streetfighter V2 montam o novo motor V2 a 90° com temporização variável para as válvulas de admissão,com homologação Euro5+, 890 cc e 120 cv. O seu peso de apenas 54,5 kg (-9,4 kg em comparação com o Superquadro que substitui) faz dele o bicilíndrico mais leve alguma vez produzido pela Ducati, e a sua curva de binário, com 70% do valor máximo já disponível às 3.000 rpm, garante que a condução é sempre emocionante, mesmo em estrada. Ao utilizar as novas V2 em pista, será possível montar um escape de competição, que aumenta a potência máxima para 126 cv, com uma redução de peso de 4,5 kg.
Tudo isso torna as motos Panigale e Streetfighter V2 agradáveis e divertidas em condução desportiva, especialmente graças a um peso de apenas 176 e 175 kg, respectivamente (em ordem de marcha sem combustível). Valores que combinados com a potência de 120 cv determinam para ambos uma relação peso/potência de 0,68 cv/kg. Para a Panigale e Streetfighter V2 estão disponíveis 3 modos de potência: High, Medium and Low, com 95 cv. Além disso, ambas as motos estão disponíveis numa versão de 35 kW.