Nos dias 23 e 24 de setembro viveu-se em Setúbal uma festa muito especial, a 8.ª edição da Setúbal Custom Weekend, com cores já de outono, mas em dias amenos e de uma beleza invulgar, graças também à vizinhança do Estuário do Sado e da Serra da Arrábida, bem como à forma com que todos são recebidos no espaço.
A cada ano que passa esta celebração da cultura custom adquire mais relevância e esta oitava edição certamente que não defraudou quem lá esteve, incluindo muitos estrangeiros, cada vez mais, com destaque para os espanhóis. Aproveitam o fim de semana para vir até este lado da fronteira e fazer parte da festa!
Naturalmente que na essência deste fim de semana está a customização de motos (havia por lá exemplares muito bons e não apenas Harley-Davidson) e a personalização, mas há muito mais que isso. Temos acessórios, equipamentos, tatuagens, barraquinhas com “comes e bebes”, street-food, música (sete bandas, no total), exemplares de veículos da GNR e da PSP em exposição para o muito público apreciar, exposições, concurso Best Bike Build, entre outros…
Veja também 8.ª edição da Custom Weekend, dias 23 e 24 de setembro
Porque este encontro é tão especial?
Uma das caraterísticas mais marcantes deste encontro e que ajuda à sua afirmação, além da maravilhosa gastronomia onde o choco frito é rei, é o facto de ser ainda no limite da malha urbana de Setúbal. Ou seja, muitos dos residentes podem vir a pé, trazer as crianças (que costumam adorar motos) e envolver-se no espetáculo, mesmo tendo pouco ou nenhuma ligação às motos. O facto de o acesso ser gratuito ajuda ainda mais. Ter sombras, lugares para sentar, espaços de diversão para crianças é mais um estímulo para marcar presença e, se possível, com a família inteira.
Além disso, tem atividades inesperadas, como a subida em Balão preso, de ar quente, com o patrocínio da Seguro Direto, do Grupo Ageas, só aumenta o interesse, tal como poder fazer test rides a modelos Harley-Davidson.
Por outro lado, estar um fim de semana com temperaturas muito agradáveis teve outro aspeto interessante: na Praia da Saúde, que fica mesmo ao lado, foram muitos os que aproveitaram para banhos de sol, e porque não, até dar uns mergulhos!
O passeio de domingo, com saída por volta das 10:00 no Largo de Bocage, é também uma oportunidade para conhecer um pouco mais da região, com o inevitável destaque para a Serra da Arrábida e o seu eterno charme. Uma verdadeira paisagem de postal e que, facilmente, nos leva a querer repetir a visita várias vezes.