fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contacto – Triumph Speed Twin – Estilo e condução

Redação Por Redação
30 Abril, 2020
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A meio caminho entre a utilitária Street Twin e as mais exclusivas e desportivas Thruxton 1200, a Speed Twin é uma das Modern Classics mais interessantes da gama Triumph. Além disso apresenta um nome histórico para os conheceres da marca se bem que, como habitualmente, os componentes e a eletrónica sejam de uma moto totalmente contemporânea.

Por Fernando Neto Fotos Paulo Calisto

Lançada em 1938, a Speed Twin original foi um modelo marcante para a marca e mesmo para a história do motociclismo, modelo que na altura surpreendeu ao montar um motor bicilíndrico paralelo. Passados todos estes anos, o objetivo com o novo modelo foi buscar as linhas contemporary custom, a facilidade de condução do sucesso de vendas que tem sido a Street Twin (modelo lançado em 2016 e que recebeu melhorias o ano passado), e juntar a potência, binário e tecnologia da Thruxton R. O resultado? Uma Modern Classic ágil, moderna e que não se nega a uma condução mais empenhada.

Características

Como tal, é mais leve 10 kg que a Thruxton e 7 kg que a versão R, através da simplicidade de vários componentes – como toda a secção traseira curta que parece a de uma moto personalizada – e de uma ciclística trabalhada nesse sentido, com novas rodas em alumínio fundido, suportes em alumínio e bateria mais leve. O próprio motor é também mais leve e o quadro deriva da Thruxton R, enquanto em termos de suspensões encontramos na frente uma forquilha convencional KYB de 41 mm com 120 mm de curso e na traseira dois amortecedores da mesma marca e com o mesmo curso, com ajuste na pré-carga da mola. A Speed Twin monta pinças Brembo de 4 êmbolos na frente, que trabalham em discos flutuantes, e na traseira está montada uma pinça Nissin, com as jantes de 7 braços a montarem pneus de dimensão bem ajustada (atrás temos um 160/60 ZR17), e de elevada qualidade, como são os Pirelli Diablo Rosso III. Em termos de equipamento original encontramos um acelerador eletrónico, ABS e controlo de tração comutável, três modos de condução (Road, Rain e Sport), embraiagem assistida, iluminação em LED (com DRL) , tomada USB de carregamento e imobilizador.

Em relação ao motor, estamos perante um bicilíndrico paralelo de 8 válvulas, arrefecido a líquido, que já conhecíamos das versões Thruxton (versão HP, de resposta um pouco mais agressiva que nas Scrambler), pelo que os números são de 97 cv às 6.750 rpm e um binário sempre elevado e plano, com um máximo de 112 Nm às 4.950 rpm. Um bicilíndrico com cambota de baixa inércia mas cabeça de elevada compressão, e que face à Thruxton possui uma cobertura das cames em magnésio, embraiagem revista e tampas de motor otimizadas para a tal redução de peso. Face à Street Twin de 2019, a potência deste motor é superior em 49% e o binário em 40%.

Estilo e conforto

Neste aspeto a Triumph também não tem brincado em serviço, com modelos a apresentarem uma construção cada vez mais perfeita e de acabamentos notáveis. Não existem fios à vista (algo tanta vez descurado nas naked) e tudo tem um aspeto formidável, como se a moto tivesse saído de uma (boa) casa de transformação. Mas saiu mesmo de uma comum linha de montagem, e se ainda assim algo não convence existem mais de 70 acessórios da marca para personalização, oferecendo mais conforto, estilo ou apenas um sentido prático. Já no seu formato original a Speed Twin monta um guiador cónico elevado com espelhos retrovisores nas extremidades, enquanto a posição de condução é bem relaxada, com pousa-pés colocados 38 mm mais na frente e 4 mm mais abaixo que nas Thuxton. O assento corrido é amplo e bem acessível e estão em destaque as ponteiras de escape de formato desportivo, tipo megafone. A contemplar ainda muitos componentes em alumínio escovado e também é merecedor de alguma atenção a bela tampa do depósito de combustível, tipo “Monza”.

Em cidade e AE

A Speed Twin é de facto uma moto lindíssima, pequena e muito fácil de manobrar e de conduzir. Oferece uma correta posição de condução e o conforto do assento é satisfatório, e mesmo antes de apreciarmos a dinâmica podemos falar do som dos escapes, um ruído clássico, atrativo, e que até oferece pequenos “rateres” em desaceleração. Do motor não surgem grandes novidades, sendo vivo e com muito binário, fazendo pouca rotação. Apresenta uma excelente caixa de velocidades e adequa-se de forma excelente às linhas e a todo o carácter que esta moto apresenta, sendo por vezes até algo brusco na forma como responde em cidade, enquanto a embraiagem é um pouco “pastilha elástica”, exigindo algum hábito. Nada de grave – não deixa de ser fácil conduzir a Speed Twin em ambiente urbano – mas isto só significa que em estrada será mais entusiasmante, até porque em AE – ainda por cima se estiver vento ou frio – as sensações não serão ótimas, até porque a posição de condução é bem erguida e não iremos desfrutar. Para andar a direito e viajar a gama Triumph tem motos melhores!

Em estrada

De qualquer forma, o modo de condução Road será sempre o melhor e o mais adequado para boa parte das situações, oferecendo uma boa resposta ao acelerador e com o melhor tato. As suspensões parecem demasiado simples em termos visuais mas acabam por filtrar bem as irregularidades, e mesmo em condução desportiva o duplo amortecedor traseiro aguenta-se lindamente. Em estrada sinuosa a Speed Twin revela-se, deixando de ser apenas a moto “muito gira” para ser também divertida e eficaz, e todo o conjunto da ciclística funciona bastante bem, porventura melhor que em ritmo de passeio. Se as suspensões são simples, a travagem também não é de topo, mas chega e sobra para as prestações do modelo, ajudando ainda a presença de excelentes Pirelli Diablo Rosso III para momentos interessantes de condução. Não falámos ainda da instrumentação, muito agradável em termos estéticos e que oferece as informações tradicionais neste tipo de modelos na marca britânica: parciais, horas, nível de combustível, autonomia, modo de condução em vigor, consumo instantâneo e médio. E falando do consumo, a nossa média rondou os 5,2 l/100 km, dando para fazer um pouco menos mas também mais, variando sempre de acordo com a nossa inspiração em rodar o punho direito. Informações presentes em dois mostradores redondos, o da direita com o taquímetro em destaque e um “red-line” que tem início logo às 7.000 rpm. Mas acreditem que até lá a diversão compensa!

Em suma, se acham que a Boneville é demasiado retro, indo buscar inspiração às motos dos anos ’50, então esta, de estética e desempenho mais desportivo, a lembrar as dos anos ’70, poderá ser a tal. É muito agradável de conduzir, divertida mesmo em várias situações e só é pena não ser um pouco mais barata, mas verdade seja dita, a Triumph não tem descurado nem na qualidade de construção nem no equipamento das suas motos!


 

Tags: SpeedThruxtontriumphTwin

RELACIONADOS

Nova Yamaha TRACER 7 e TRACER 7 GT já disponíveis
Notícias

Nova Yamaha TRACER 7 e TRACER 7 GT já disponíveis

A Yamaha TRACER 7 e a TRACER 7 GT 2025 estão prontas para redefinir o segmento de Sport Touring...

Por Redação
12 Maio, 2025
Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Evento

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança

Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...

Por Redação
10 Maio, 2025
Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
Ducati Norte vai voltar ao ativo na próxima semana

Ducati Norte vai voltar ao ativo na próxima semana



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt