Outono: de 22 ou 23 de setembro a 21 ou 22 de dezembro
Para terminar, falta mencionar esta estação de transição em que o verão se despede e se prepara a chegada do inverno, mas dura três meses, como todas as outras.
Sobretudo na sua fase inicial, ainda com horário de verão, os dias são excelentes para circular de moto e as temperaturas amenas ou até mesmo quentes, mas já sem os exageros típicos da estação anterior. Com a mudança da hora, no último domingo de outubro, os dias solares tornam-se bastante curtinhos.
Marca também, nos grandes centros urbanos, um aumento considerável do trânsito, nomeadamente após o início da época escolar em pleno.
Também pode ser uma boa altura para viajar, nomeadamente para aqueles que são fãs das cores e cheiros do outono. Os ocres, os amarelados vivos são nesta época do ano magníficos. Por outro lado, os custos de alojamento já são mais baixos e as concentrações de pessoas, nas estradas, nos restaurantes, na hotelaria… são bastante menores.
Em termos de desportos de duas rodas é também uma época bastante ativa e concorrida, mesmo sabendo que a meteorologia pode ser bastante incerta. O facto do Lés-a-Lés off-road ser nesta época mostra bem a sua popularidade.
Para quem é fã da condução fora da estrada a vinda da chuva é sempre uma bênção, pois significa melhores condições para a prática da modalidade.
À medida que os dias solares vão ficando menores, mais frios e húmidos, percebe-se gradualmente que o número de motociclistas cai mais ou menos na mesma proporção.
Por: Pedro Pereira
Fotos: Arquivo