Primavera: de 20 ou 21 de março a 20 ou 21 de junho
Com a nova estação tudo muda! Os dias solares aumentam significativamente de tamanho e mesmo as temperaturas começam a ser muito mais agradáveis.
Por outro lado, após um estado letárgico, assistimos à renovação da natureza em todo o seu esplendor. Os campos enchem-se de flores e as tonalidades esverdeadas tornam-se a nota dominante. Porém, sobretudo para quem sofre de alergias, é uma época do ano terrível. Capacetes integrais são obrigatórios para essas pessoas e são recomendados filtros anti pólen.
É natural que ainda chova, nomeadamente em abril, pelo que ter um equipamento impermeável de uma ou duas peças é imprescindível. Como as temperaturas costumam ser mais agradáveis, ver pessoas a andar de moto começa a ser mais comum.
É também uma boa época do ano para viajar. Os custos ainda não são tão elevados, nomeadamente no alojamento, e as enchentes típicas do verão ocorrem apenas na estação seguinte.
Realizam-se muitas atividades organizadas, caso de algumas concentrações ou atividades como o Lés-a-Lés, que costuma ser em junho.
Em termos de competição, dentro e fora do asfalto, realizam-se no nosso país várias provas pelo que é uma estação quase perfeita para as motos, além de que é quando ocorre a apresentação ou início da comercialização de muitos modelos novos.
Para os amantes do fora-de-estrada é também a época rainha. Humidade suficiente, menos pó, calor suportável e dias longos e soalheiros.
Preço dos combustíveis: novembro termina da pior maneira!
Nem é preciso haver alterações na taxa de carbono para que a despedida do mês de novembro seja pouco...